A gestão integrada da informação no Arquivo Municipal de Lisboa

Autores

  • Paulo Batista Arquivo Municipal de Lisboa

Palavras-chave:

Gestão integrada da informação, Arquivo Municipal de Lisboa, Processos de obra particulares, Digitalização

Resumo

O projeto, pioneiro em Portugal, de digitalização dos processos de obra particulares do município de Lisboa, iniciado em 2005, no AML, assume-se como decisivo na prossecução da gestão integrada da informação por esta organização. Trata-se de um conjunto de processos relacionados com um edifício, documentando a vida de um imóvel desde a construção até ao final da sua existência, isto é, até à demolição total.  

A opção por esta série deveu-se a ser a mais consultada e com pedidos de reprodução pelos clientes do AML, apresentando características específicas no que respeita à sua organização, acondicionamento, formatos, tipologias de documentos ingressos, cores e tamanhos, sustentada na tentativa de implementação do modelo de gestão integrada da informação, com recurso às TIC. 

Deste modo, por um lado, o projeto de digitalização desta documentação teve como objetivo central dotar o município da capital, através de software e hardware, de uma estrutura totalmente digital. Por outro, o público do AML foi o motor deste projeto, no sentido em que se procurou conhecer as suas necessidades de informação, planeando políticas com vista a uma resposta mais célere e eficiente.  

Biografia Autor

Paulo Batista, Arquivo Municipal de Lisboa

Licenciado em História (Faculdade de Letra da Universidade de Lisboa). Pós-graduado em Direito da Sociedade da Informação (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa). Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação – Biblioteconomia (FCSH-UNL). Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação – Arquivística (FCSH-UNL). Mestre em Ciências da Informação e da Documentação – (FCSH-UNL). Doutorando em Bibliografia y Documentación Retrospectiva en Humanidades (Universidad de Alcalá de Henares – Madrid). Exerceu funções de Investigador no Instituto de Investigação Científica Tropical / Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga e de Técnico Superior no Instituto Português do Património Arquitetónico (atual IGESPAR) e no Instituto de Arquivos Nacionais / Torre do Tombo (atual DGLAB). Actualmente desempenha funções de Técnico Superior de Arquivo no Arquivo Municipal de Lisboa. Orientador de estágios de pós-graduação e dissertações de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação – Variante de Arquivo. Formador na Câmara Municipal de Lisboa, entre outras instituições, com artigos publicados em revistas científicas de Portugal e Espanha, na área das Ciências da Informação e da Documentação, em que tem apresentado comunicações em congressos e colóquios nacionais.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas