Desenvolvimento de um Protótipo de Repositório Digital Aplicado à Faculdade de Farmácia da Universidade Lisboa

Autores

  • Sílvia Lopes Departamento de Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
  • Pedro Faria Lopes Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI), ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal
  • Fernanda Campos Biblioteca Nacional de Portugal

Resumo

Na presente comunicação apresentam-se soluções práticas para o tratamento e disponibilização de informação em formato digital no contexto das ciências farmacêuticas, tendo sido criado um protótipo de repositório digital de ciências farmacêuticas aplicado à realidade da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Numa primeira fase, desenvolveu-se um trabalho de investigação sobre a realidade das bibliotecas e repositórios digitais no contexto universitário, as vantagens, os problemas e os principais desafios que os profissionais da informação e as instituições têm de ultrapassar. Finalmente, tendo por base o trabalho até então desenvolvido, e após a análise de plataformas disponíveis em open source para criação e implementação de repositórios digitais, procedeu-se à escolha da plataforma e construção de um protótipo de repositório digital. Esta construção implicou a instalação e configuração do software adequado e a parametrização do sistema de acordo com as necessidades previamente identificadas. Este trabalho foi realizado no contexto da dissertação de mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais.

Biografias Autor

Sílvia Lopes, Departamento de Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Doutoranda na Faculdade de Farmácia da Univ. Lisboa. Mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais (2009), pelo ISCTE. Licenciada em Geografia, variante Geografia Física e Ordenamento do Território (2005), pela Faculdade de Letras da Univ. Lisboa. Bibliotecária na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, com interesse pelas novas tecnologias de informação e disponibilização e acesso à produção científica. Colabora com os diversos cursos da FFUL nas atividades de formação do utilizador, na utilização de recursos eletrónicos e literacia da informação. Integra a equipa de administração do Repositório Institucional da UL. Vice-Presidente da APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde. Integra as Equipas de Formadores B-on, BAD e APDIS.

Pedro Faria Lopes, Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI), ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal

É Professor Associado do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI) do ISCTE-IUL, onde coordena o Mestrado em Engenharia Informática. Lecciona e é coordenador das Unidades Curriculares de Multimédia e Computação Gráfica, Interacção Pessoa-Máquina, Jogos Por Computador, Som e Vídeo para Multimédia e Gestão Multimédia. URL: iscte.pt/~pcfl

Downloads

Publicado

2010-04-09