Modelos de formação em Ciência(s) da Informação:estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Autores

  • Ana Maria Pereira Cardoso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- Brasil CIDEHUS - Universidade de Évora
  • José António Calixto Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Resumo

O artigo apresenta as características e a evolução da formação em Ciência(s) da Informação no Brasil e em Portugal, comparando os modelos formativos. As bases para análise apoiam-se na experiência profissional dos autores e em revisão de literatura. Espera-se que o melhor conhecimento sobre a situação vigente possa contribuir para aumentar a interação entre os dois países nesta área, mapear oportunidades e incentivar um maior intercâmbio entre instituições dos dois lados do Atlântico.

Biografia Autor

José António Calixto, Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.
Presentemente é director da Biblioteca Pública de Évora e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, depois de ter sido professor do Ensino Secundário em várias escolas do país e bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Colaborou como docente na área dos Estudos de Informação na Universidade de Évora, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no ISCTE. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de Mestrado e de doutoramento nesta área.
Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação e sociedade da informação. É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE,  2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE,  2010.

Downloads

Publicado

2010-04-09