Bibliotecas universitárias: Conhecer para valorizar

Autores

  • Maria João Amante ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Resumo

O ensino, a aprendizagem e a investigação constituem funções centrais nas instituições de Ensino Superior. A missão da Universidade consiste em preparar cidadãos capazes de responder aos desafios e exigências colocados pela Sociedade do Conhecimento. Para o concretizar, a introdução de mudanças e melhorias nestas organizações constitui um imperativo.
Por outro lado, a aprendizagem ao longo da vida apresenta-se como um imperativo devendo as instituições de Ensino Superior participar neste processo, nomeadamente, através da preparação dos sues diplomados com as competências, conhecimentos e resultados de aprendizagem que promovam o desenvolvimento individual e de que a sociedade necessita de forma a garantir o desenvolvimento económico, social e cultural.
O modelo pedagógico que o processo de Bolonha assenta e que deverá conduzir, em 2010, à criação e desenvolvimento do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) implica novas formas de trabalhar por parte dos estudantes, dos professores e dos bibliotecários na medida em que o enfoque se desloca dos resultados do processo de ensino para a aprendizagem em si mesma. Porque bibliotecários e professores têm como objectivo comum a promoção do sucesso académico dos estudantes, é nossa convicção que o ensino e a aprendizagem poderão beneficiar do estabelecimento de relações colaborativas entre os dois grupos profissionais pois são necessárias abordagens multidisciplinares para alcançarmos os melhores resultados.
A presente comunicação enquadra-se numa investigação em curso no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa sobre o papel dos bibliotecários e das bibliotecas no apoio à docência, à aprendizagem e à investigação e relata os resultados obtidos neste estudo de caso após a realização da componente qualitativa da metodologia, o Focus Group.

Biografia Autor

Maria João Amante, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em História (Universidade de Lisboa), pós-graduada em Ciências Documentais (Universidade de Lisboa), com mestrado em Gestão da Informação (Universidade de Sheffield) e doutora em Documentação (Universidade de Alcalá). Trabalha, desde 2004, no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa como Diretora dos Serviços de Informação e Documentação. É professora colaboradora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no ISLA Campus Lisboa – Laureate International Universities. É autora e coautora de artigos em revistas especializadas e de vários capítulos de livros. Participou, como oradora, em vários congressos nacionais e internacionais tratando, entre outros assuntos, os relativos a bibliotecas universitárias, literacia da informação, gestão da informação, repositórios digitais e sociedade do conhecimento.

Downloads

Publicado

2011-12-12