A gestão do conhecimento nas Universidades: o papel dos Repositórios Institucionais
Resumo
As funções mais importantes da Universidade são a formação e a investigação. Na Universidade a informação é utilizada no âmbito dessas funções mas também no planeamento estratégico e na gestão.
A gestão do conhecimento nas Universidades realiza-se com os seguintes objectivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos investigadores, de transmissão de conhecimento por parte dos professores, de aprendizagem por parte dos estudantes e de utilização do conhecimento nas actividades de gestão que apoiam os processos anteriores.
As bibliotecas universitárias são confrontadas com três mudanças importantes no mundo da comunicação académica: a primeira, é o aumento das publicações periódicas disponíveis, em texto integral, na Internet o que aumentou as possibilidades de acesso a informação resultante de actividades de investigação; a segunda, decorre do desenvolvimento da Internet que permite e promove a democratização do conhecimento; a terceira corresponde ao desenvolvimento do movimento de Acesso Livre ao Conhecimento.
Na presente comunicação apresentamos algumas motivações que podem estar na base da criação e implementação de Repositórios Institucionais em instituições de Ensino Superior, as várias etapas de concretização do projecto, destacando eventuais resistências/barreiras ao mesmo, e as estratégias de comunicação/marketing que poderão ser utilizadas com o objectivo de as ultrapassar.