A gestão do conhecimento nas Universidades: o papel dos Repositórios Institucionais

Autores

  • Maria João Amante ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Teresa Segurado Biblioteca do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa

Resumo

As funções mais importantes da Universidade são a formação e a investigação. Na Universidade a informação é utilizada no âmbito dessas funções mas também no planeamento estratégico e na gestão.
A gestão do conhecimento nas Universidades realiza-se com os seguintes objectivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos investigadores, de transmissão de conhecimento por parte dos professores, de aprendizagem por parte dos estudantes e de utilização do conhecimento nas actividades de gestão que apoiam os processos anteriores.
As bibliotecas universitárias são confrontadas com três mudanças importantes no mundo da comunicação académica: a primeira, é o aumento das publicações periódicas disponíveis, em texto integral, na Internet o que aumentou as possibilidades de acesso a informação resultante de actividades de investigação; a segunda, decorre do desenvolvimento da Internet que permite e promove a democratização do conhecimento; a terceira corresponde ao desenvolvimento do movimento de Acesso Livre ao Conhecimento.
Na presente comunicação apresentamos algumas motivações que podem estar na base da criação e implementação de Repositórios Institucionais em instituições de Ensino Superior, as várias etapas de concretização do projecto, destacando eventuais resistências/barreiras ao mesmo, e as estratégias de comunicação/marketing que poderão ser utilizadas com o objectivo de as ultrapassar.

Biografias Autor

Maria João Amante, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em História (Universidade de Lisboa), pós-graduada em Ciências Documentais (Universidade de Lisboa), com mestrado em Gestão da Informação (Universidade de Sheffield) e doutora em Documentação (Universidade de Alcalá). Trabalha, desde 2004, no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa como Diretora dos Serviços de Informação e Documentação. É professora colaboradora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no ISLA Campus Lisboa – Laureate International Universities. É autora e coautora de artigos em revistas especializadas e de vários capítulos de livros. Participou, como oradora, em vários congressos nacionais e internacionais tratando, entre outros assuntos, os relativos a bibliotecas universitárias, literacia da informação, gestão da informação, repositórios digitais e sociedade do conhecimento.

Teresa Segurado, Biblioteca do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em Assessoria de Administração pelo ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração (1997), possui a pós-graduação em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2004) e o Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação pela Universidade de Évora (2009). Atualmente, é coordenadora da Unidade de Informação e Formação dos Serviços de Informação e Documentação do ISCTE-IUL.

Downloads

Publicado

2010-04-09