A heterogeneidade na representação da informação musical: proposta de uma ontologia para a música

Autores

  • Maria João Albuquerque Instituto de Etnomusicologia-música e dança / FCSH-UNL
  • Helena Sofia Pinto Instituto Superior Técnico- Universidade de Lisboa
  • José Borbinha Instituto Superior Técnico- Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Modelos conceituais para a informação musical, Música, Ontologia, Linked Open Data

Resumo

O crescimento da Internet e o consequente aumento do volume de informação sobre música agravou o problema relacionado com a descrição, consulta e partilha deste tipo de informação, manifestado pela enorme heterogeneidade estrutural e semântica ao nível da representação da informação musical em catálogos de bibliotecas, arquivos e museus, em bases de dados de universidades e centros de I&D, em bases de dados de rádios, editoras ou de serviços de streaming digital, como por exemplo o Youtube e o Spotify.

As soluções do passado que preconizavam a criação de um catálogo único centralizador, ainda presente no projecto RISM (Répertoire International des Sources Musicales), é uma meta já sem sentido. Uma nova abordagem pode passar pela criação de uma ontologia para a música, multilingue, que possa ser aplicada a diferentes catálogos e bases de dados. Para isso importa considerar os atuais vocabulários controlados e ontologias para a música, por forma a poder reutilizar esta informação numa ontologia única que permita promover a interoperabilidade entre serviços distribuídos, possibilitando finalmente uma pesquisa e recuperação de informação musical de caráter avançado e integral.

Biografias Autor

Maria João Albuquerque, Instituto de Etnomusicologia-música e dança / FCSH-UNL

Maria João Albuquerque é investigadora Integrada do INET-md (FCSH-UNL), onde tem desenvolvido estudos na área da documentação musical, nomeadamente sobre a edição musical, e no campo da curadoria da informação. É doutorada em Ciências da Informação, pela Universidade Complutense de Madrid (2013), tendo sido distinguida com o “Prémio Extraordinário de Doctorado” desta Universidade (2015). Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Completou o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música de Lisboa e diplomou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Especializou-se na área da biblioteconomia, obtendo uma pós-graduação em Ciências Documentais na Faculdade de Letras de Lisboa e um mestrado na mesma área, na Universidade de Évora. Tem participado em projetos de pesquisa sobre Estudos Históricos e Culturais em Música "Estudos de Música instrumental, 1755-1840" (UnIMeM - UE), FCT: PTDC/EAT-MMU/104206/2008.

Helena Sofia Pinto, Instituto Superior Técnico- Universidade de Lisboa

H. Sofia Pinto é Professora Auxiliar no Departamento de Informática e Engenharia do Instituto Superior Técnico, IST, Universidade de Lisboa e investigadora sénior no INESC-ID. É doutorada em Ciência da Computação / Inteligência Artificial pelo IST (2001), em Engenharia de Ontologia, em especial em Integração Ontológica. Foi investigadora convidada na AIFB (2003-2004, 2005-2006, 2007) 1 na WeST2 (2005-2006) e no Ontology Engineering Group3 (1997-1999). Foi presidente de vários programas de conferências sobre engenharia do conhecimento e gestão do conhecimento (EKAW 2010, EPIA 2011, I-SEMANTICS 2012, STAIRS 2016). Tem participado em vários comités de programas internacionais, incluindo Representação do Conhecimento e Raciocínio, Conferência da Web Semântica Europeia, Conferência Internacional da Web Semântica e Conferência Europeia sobre Inteligência Artificial. Tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais sobre engenharia ontológica e outros tópicos relacionados, como a série de workshops sobre Construção e Aplicação de Ontologias para a Web Semântica (BAOSW 2005 e 2007) na EPIA e a série de workshops sobre Ontologias e suas Aplicações (WONTO'2006 e 2008) na SBIA. Tem trabalhado principalmente em representação do conhecimento: ontologias e engenharia de ontologias. Os seus interesses de pesquisa atuais incluem: construção, reutilização e uso de ontologias, em geral, incluindo aprendizagem, avaliação, similaridade em DL's, semântica para big data, anotação semântica, web semântica. Agraciada com dois prémios de melhor artigo científico, publicou mais de 60 artigos peer-reviewed sobre essas áreas.

José Borbinha, Instituto Superior Técnico- Universidade de Lisboa

José Borbinha é Professor Associado do Departamento de Informática do IST e Investigador do INESC-ID. Tem desenvolvido atividade de engenharia e investigação em “Arquitetura Empresarial” e “Sistemas de informação”, em particular em gestão de requisitos, modelação, desenho, e integração de sistemas, com um ênfase especial em problemas de gestão de risco, normalização e conformidade. Algumas das áreas de foco têm sido preservação digital, em bibliotecas e arquivos digitais.

Tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais sobre publicação digital e bibliotecas e arquivos digitais. Foi entre 1998 e 2005 Diretor dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional, onde lançou a Iniciativa da Biblioteca Nacional Digital. Foi consultor de vários programas relacionados, da Comissão Europeia e da NSF – National Science Foundation (Estados Unidos). Tem sido ainda membro regular dos Comités de Programa das conferências JCDL, TPDL (é o “chair” do “Steering Committee”, iPRES, etc. É membro do Comité Editorial do IJDL – International Journal of Digital Libraires, publicado pela Springer. É membro da Ordem dos Engenheiros (dos colégios de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Informática), do IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers, da ACM – Association for Computer Machinery, e da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Foi membro fundador do IEEE TCDL – Technical Committee on Digital Libraries, do qual foi o “chair” eleito entre 2008 e 2010. É representante nacional no “ISO/TC 46/SC 11 Archives/records management” e o gestor do projeto de elaboração do “ISO/DTR 21965 Information and documentation -- Records management in enterprise architecture”

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: IV – Tecnologias e Infraestruturas