Avaliação de maturidade da governança da informação em Arquivos

Autores

  • Diogo Proença INESC-ID, IST, Universidade de Lisboa
  • Ricardo Vieira INESC-ID, IST, Universidade de Lisboa
  • José Borbinha INESC-ID, IST, Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Governança da Informação, Preservação Digital, Modelo de Maturidade, Avaliação de Maturidade

Resumo

A governança da informação pode ser definida como um quadro de definição de regras, direitos e responsabilidades em relação ao ciclo de vida da informação numa organização. Organizações que desejem cumprir com as melhores práticas de governança da informação devem procurar as referências mais relevantes na sua área de atividade. Nesta comunicação, apresentamos o modelo de maturidade para a governança da informação de arquivo A2MIGO, concebido para cenários onde os requisitos de preservação digital são relevantes, e desenvolvido no contexto do projeto E-ARK. Descreve-se também o método de desenvolvimento desse modelo, que considerou o estado da arte estabelecido para este fim e o resultado da sua aplicação a um conjunto de organizações reais.

Biografia Autor

José Borbinha, INESC-ID, IST, Universidade de Lisboa

José Borbinha é Professor Associado do Departamento de Informática do IST e Investigador do INESC-ID. Tem desenvolvido atividade de engenharia e investigação em “Arquitetura Empresarial” e “Sistemas de informação”, em particular em gestão de requisitos, modelação, desenho, e integração de sistemas, com um ênfase especial em problemas de gestão de risco, normalização e conformidade. Algumas das áreas de foco têm sido preservação digital, em bibliotecas e arquivos digitais.

Tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais sobre publicação digital e bibliotecas e arquivos digitais. Foi entre 1998 e 2005 Diretor dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional, onde lançou a Iniciativa da Biblioteca Nacional Digital.  Foi consultor de vários programas relacionados, da Comissão Europeia e da NSF – National Science Foundation (Estados Unidos). Tem sido ainda membro regular dos Comités de Programa das conferências JCDL, TPDL (é o “chair” do “Steering Committee”, iPRES, etc. É membro do Comité Editorial do IJDL – International Journal of Digital Libraires, publicado pela Springer. É membro da Ordem dos Engenheiros (dos colégios de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Informática), do IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers, da ACM – Association for Computer Machinery, e da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Foi membro fundador do IEEE TCDL – Technical Committee on Digital Libraries, do qual foi o “chair” eleito entre 2008 e 2010. É representante nacional no “ISO/TC 46/SC 11 Archives/records management” e o gestor do projeto de elaboração do “ISO/DTR 21965 Information and documentation -- Records management in enterprise architecture”.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: IV – Tecnologias e Infraestruturas