Inovações tecnológicas no compartilhamento de metadados para elaboração de referências

Autores

  • Erika Alves dos Santos Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro. Universidade de São Paulo – USP, Brasil.
  • Marcos Luiz Mucheroni Universidade de São Paulo – USP Universidade Aberta, Portugal.

Palavras-chave:

Referências, Metadados, Interoperabilidade, VIAF, OpenCitations

Resumo

Trata de relato de investigação inicial , derivado de tese de doutorado onde são problematizadas as normas de referências. Discute-se a normalização de referências no contexto Brasileiro, a partir da análise da estrutura de apresentação da norma ABNT NBR 6023 – Informação e documentação: Referências - elaboração. A partir da análise desta norma, que identificou diversas deficiências no contexto da normalização de referências no Brasil, a discussão avança para o contexto mundial e, evidencia as referências como faceta da representação descritiva e da recuperação da informação. Com fundamentação nas relações de metadados indicadas pelo FRBR, é proposto o relacionamento e o intercâmbio de metadados entre VIAF e OpenCitations, como forma de simplificar o processo de elaboração de referências, do ponto de vista dos pesquisadores e, estabelecer um formato único de representação da informação na forma de referências, de modo a consolidar o princípio da normalização e favorecer a recuperação da informação, inclusive com perspectiva de utilização de recursos semânticos para interligação de metadados relacionados.

Biografias Autor

Erika Alves dos Santos, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro. Universidade de São Paulo – USP, Brasil.

Bibliotecária da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro / Ministério do Trabalho e Emprego - MTE - Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo - SP, Brasil.

Marcos Luiz Mucheroni, Universidade de São Paulo – USP Universidade Aberta, Portugal.

Professor Titular do Departamento de Informação e Cultura, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo - USP, Brasil.

Pós-doutorando do Departamento de Ciências e Tecnologias, Universidade Aberta, Portugal.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: IV – Tecnologias e Infraestruturas