Literacia da informação: formação de utilizadores, a distância e em rede, na Universidade Aberta

Autores

  • Madalena Carvalho Universidade Aberta

Palavras-chave:

Literacia da informação, Formação de utilizadores, Universidade Aberta, Ensino a distância

Resumo

Partilha-se a experiência dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (UAb), relativa ao Programa de Formação de Utilizadores.

Promover e facilitar o acesso às fontes de informação e reafirmar a relevância do desenvolvimento das competências de literacia da informação junto da comunidade académica da UAb, constituem objetivos estratégicos da Direção de Serviços de Documentação desta Universidade.

A comunidade UAb encontra-se literalmente em qualquer lugar do mundo, espalhada pelos 5 continentes. Para garantir uma resposta prospetiva e proactiva às suas necessidades, e potenciar a eficiência na utilização dos recursos, a maximização dos programas curriculares, a produção e a partilha do conhecimento, apresentamos uma oferta de formação de utilizadores baseada na flexibilidade e na disponibilidade permanente, e ainda no estabelecimento de parcerias, internas e externas, relativas aos conteúdos formativos.

O digital não tem distância. Numa instituição em que os processos de transferência do conhecimento se estruturam em torno de dinâmicas virtuais, pretendemos partilhar os procedimentos desenhados em torno de um espaço e de um tempo que não reais, fazendo com que a distância se consubstancie, de modo eficiente, em aproximação e em criação de valor.

O grau de satisfação dos utilizadores, afere o sucesso do investimento e do trabalho efetuado.

Biografia Autor

Madalena Carvalho, Universidade Aberta

Bibliotecária

Diretora

Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Redes, Comunidades e Literacias