Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior
Palavras-chave:
Grupos de Leitores, Ensino Superior, Bibliotecas do Ensino Superior, CompetênciasResumo
Esta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. Este trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitura e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos grupos de leitores no ensino superior ao nível global e nacional, explicando o seu potencial. É realizada a observação de uma experiência local, que revela o impacto deste tipo de iniciativa, dando pistas para a sua concretização a partir da biblioteca académica. O estudo mostra que as práticas analisadas no âmbito dos grupos de leitura contribuem para a aprendizagem e formação global no ensino superior. Conclui-se que reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros. Deste exercício se constrói um conjunto de competências para serem usadas no contexto académico e ao longo da vida.