Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior

Autores

  • Tatiana Sanches Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa ; ISPA, Instituto Universitário http://orcid.org/0000-0002-4902-2628
  • Gaspar Matos Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Grupos de Leitores, Ensino Superior, Bibliotecas do Ensino Superior, Competências

Resumo

Esta comunicação pretende explorar o conceito de grupos de leitores aplicado ao contexto do Ensino Superior. Este trabalho faz parte de uma investigação mais alargada que procura descrever e explicar o funcionamento dos grupos de leitura e o seu impacto na experiência de leitura, na vida académica e no desenvolvimento de competências e literacias múltiplas. O objetivo é fazer o estado da arte dos grupos de leitores no ensino superior ao nível global e nacional, explicando o seu potencial. É realizada a observação de uma experiência local, que revela o impacto deste tipo de iniciativa, dando pistas para a sua concretização a partir da biblioteca académica. O estudo mostra que as práticas analisadas no âmbito dos grupos de leitura contribuem para a aprendizagem e formação global no ensino superior. Conclui-se que reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros. Deste exercício se constrói um conjunto de competências para serem usadas no contexto académico e ao longo da vida.

Biografias Autor

Tatiana Sanches, Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa ; ISPA, Instituto Universitário

Tatiana Sanches é bibliotecária e investigadora. Licenciada em Letras, pós graduada em Ciências Documentais, Mestre em Educação e Leitura e Doutora em Educação. Trabalhou em bibliotecas públicas entre 1993 e 2007, quando passou a desempenhar funções em bibliotecas universitárias. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É investigadora da UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e ainda investigadora colaboradora no ISPA – Instituto Universitário, tendo já diversas publicações nacionais e internacionais. É membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior, na BAD.

Gaspar Matos, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Gaspar Matos é bibliotecário. Licenciado em Marketing e Pós-Graduado em Ciências da Documentação, tem experiência em bibliotecas públicas e académicas, gestão de eventos e equipamentos culturais, e uma especial paixão por grupos de leitura. Atualmente é Chefe da Divisão de Bibliotecas e Equipamentos Culturais da Câmara Municipal de Oeiras e formador na Associação Portuguesa de Bibliotecários e no Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias