O modelo FRBR e a descoberta de informação: a experiência do projecto TELplus

Autores

  • Maria Margarida Pedreiro da Conceição Lopes Biblioteca Nacional de Portugal
  • Nuno Freire The European Library
  • Hugo Manguinhas Instituto Superior Técnico - INESC-ID
  • Gilberto Pedrosa Insituto Superior Técnico / INESC-ID
  • Maria Teresa Teixeira Instituto Superior Técnico - INESC-ID
  • José Borbinha Instituto Superior Técnico - INESC-ID

Resumo

Neste artigo descreve-se uma experiência levada a cabo pela Biblioteca Nacional de Portugal e o Instituto Superior Técnico, no âmbito do projecto TELplus, para testar a relevância da aplicação do modelo FRBR  para a apresentação dos resultados no portal TEL. O modelo conceptual FRBR veio apresentar um novo paradigma resultante do reconhecimento das limitações dos modelos MARC tradicionais. Descreve-se o modelo FRBR nos seus aspectos principais, seguindo-se a descrição da experiência levada a cabo e seus resultados. Os registos utilizados estavam nos formatos MARC21 e UNIMARC, pelo que apenas se testou a relevância do modelo FRBR para apresentação de resultados de pesquisa, não tendo este estudo incidido sobre a catalogação.

Biografias Autor

Maria Margarida Pedreiro da Conceição Lopes, Biblioteca Nacional de Portugal

Margarida Lopes, 1970 - Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1993), concluiu em 1996 o Curso de Especialização em Ciências Documentais (vertente de Biblioteca), e em 2003 o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública do INA.
Foi responsável pelo Centro de Documentação da Associação para o Planeamento da Família (1997-98). Teve a seu cargo a coordenação executiva do Inventário Bibliográfico da Produção Científica Portuguesa em Ciências Sociais e Humanas, realizado para o Observatório da Ciência e Tecnologia, instituição a que esteve ligada até 2003. Ingressou então como técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal, na área de Cooperação da PORBASE. Entre 2007 e 2012 integrou o Serviço de Desenvolvimentos Normativos. É atualmente coordenadora do Serviço de Difusão, Projetos e Cooperação da BNP.

Nuno Freire, The European Library

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, área de informática, pelo Instituto Superior Técnico. É investigador sénior na The European Library, sendo o foco da sua carreira as bibliotecas digitais e catálogos bibliográficos, mais concretamente nas áreas de interoperabilidade, recuperação de informação, qualidade de dados, e extração de informação.

Gilberto Pedrosa, Insituto Superior Técnico / INESC-ID

Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Iniciou a sua atividade profissional em 2003 na Biblioteca Nacional integrando a equipa de desenvolvimento do projeto “Biblioteca Nacional Digital". Em 2005 iniciou a participação em múltiplos projetos europeus na área de bibliotecas digitais (DIGMAP, TELPlus, EuropeanaConnect). Atualmente é investigador no INESC-ID e coordenador técnico nos projetos europeus eLibraries e EuDML

José Borbinha, Instituto Superior Técnico - INESC-ID

José Borbinha é Professor do Departamento de Engenhaira Infomática do IST. É membro da Ordem dos Engenheiros e da BAD, assim como da ACM, IEEE e INCOSE.

Downloads

Publicado

2010-04-09