Operacionalização do ficheiro de autoridades na Biblioteca da Universidade da Beira Interior

Autores

  • Ilda Anunciação do Patrocínio Campos Ribeiro Biblioteca da Universidade da Beira Interior
  • Graça da Conceição Filipe Gabriel Biblioteca da Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

ficheiro de autoridades, homogeneização normativa, Biblioteca da Universidade da Beira Interior

Resumo

Vivendo permanentemente sob a égide da mudança, as instituições de memória – bibliotecas, arquivos e museus – lutam diariamente para se tornarem cada vez mais relevantes e sustentáveis, apostando na transformação e na cooperação. Neste sentido, em 2005 a Biblioteca da Universidade da Beira Interior decidiu apostar na operacionalização do ficheiro de autoridades oferecendo aos utilizadores uma maior riqueza de metadados com possibilidades infinitas de interpretação e contextualização e o acesso a informação fiável e fidedigna, acrescentando valor ao catálogo bibliográfico. A partir de 2017 foi possível dar início de forma mais intensiva à elaboração de todos os tipos de autoridades.

Este short paper irá abordar a visão da Biblioteca da UBI face à importância vital do ficheiro de autoridades, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, os desafios encontrados, e os projetos para o futuro.     

 

Biografia Autor

Ilda Anunciação do Patrocínio Campos Ribeiro, Biblioteca da Universidade da Beira Interior

Técnico superior na Biblioteca da Universidade da Beira Interior com funções no Tratamento Documental (indexação, classificação, elaboração e controlo do ficheiro de autoridades, colaboração na gestão do software Koha e no uBibliorum, participação na RIBBSE).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: IV – Tecnologias e Infraestruturas