- RIBBA - Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo-Alentejo

Autores

  • Ana Filipa Guerreiro

Palavras-chave:

RNBP, Bibliotecas Públicas, Rede Interrmunicipal de Bibliotecas do Baixo -Alentejo, cooperação, rede.

Resumo

Três décadas após a constituição da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas assistimos, deste 2012, ao aparecimento de uma renovada forma de trabalho dentro da própria rede, as Redes Intermunicipais de Bibliotecas. Atualmente existem no país sete redes desta tipologia, num movimento emergente que tende, e são também essas as orientações dos decisores, a estender-se às restantes Bibliotecas da RNBP.

 

Estando na linha da frente desta tendência a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo-Alentejo (RIBBA) ambiciona com presente comunicação partilhar o trabalho desenvolvido por este grupo desde a sua primeira reunião em março de 2013 até à data do Congresso. Serão colocados em evidência: 1) os princípios fundadores/ estratégia de cooperação, 2) aspetos gerais de funcionamento e comunicação; 3) projetos desenvolvidos 4) projetos em execução.

Biografia Autor

Ana Filipa Guerreiro

Ana Filipa dos Santos Afonso Guerreiro, 36 anos, natural de Ourique. Licenciada em Historia – Ramo Cientifico pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Pós-Graduada em Ciências da Informação e Mestre em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora, sob a orientação do Dr. José António Calixto, com o tema “Cooperação Inter-Bibliotecária. Estudo nas Bibliotecas Públicas do Baixo Alentejo”.

Técnica Superior da Câmara Municipal de Ourique onde exerce funções de bibliotecária. Entre 2011 e 2014 Membro do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade da Universidade de Évora.

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: II – Redes, Comunidades e Literacias