Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta

Autores

  • Ana Novo Universidade Aberta, CIDEHUS/UÉ
  • Ana Nobre Universidade Aberta
  • João Simão Universidade Aberta
  • Pedro Pereira Universidade Aberta

Palavras-chave:

plágio, ensino superior, boas práticas, Universidade Aberta

Resumo

O plágio tem assumido crescente relevância no ensino superior, sendo responsabilidade de todos contribuir para a integridade e originalidade dos trabalhos académicos. A prevenção deste tipo de fraude faz-se educando e formando o estudante, alertando-o para a necessidade de existir um comportamento ético e responsável.

O “Grupo de Trabalho para a promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta” discute as temáticas da integridade e honestidade dos trabalhos académicos e realiza atividades neste contexto, essenciais no regime de ensino a distância e eLearning da Universidade Aberta (UAb).

O presente trabalho pretende ilustrar o percurso do primeiro ano deste grupo e discuti-lo no âmbito das boas práticas que acontecem no ensino superior, destacando cinco atividades: ação de formação para docentes sobre o software de deteção de plágio utilizado na UAb; inquérito aos docentes da UAb sobre a perceção acerca do plágio; elaboração de relatório fundamentando o uso de um software de deteção de plágio; inquérito aos estudantes da UAb sobre as perceções acerca do plágio.

O culminar destas atividades resultou na organização do Colóquio Ibérico “Plágio no Ensino Superior”, onde foram apresentados alguns dos resultados mais recentes da investigação efetuada em três universidades portuguesas e uma espanhola.

Biografia Autor

Ana Novo, Universidade Aberta, CIDEHUS/UÉ

Professora Auxiliar, Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação e Coordenadora da Pós-Graduação em Ciências da Informação, Departamento de Humanidades; Vice-coordenadora do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas escolares - Universidade Aberta

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Direito à informação