Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável?

Autores

  • Maria Margarida Aleixo Chaves Rede de Bibliotecas Escolares
  • Olga Cidades Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Palmela

Palavras-chave:

Palmela, Rede de Bibliotecas, Património, Comunidade, Sustentabilidade

Resumo

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Palmela, composto pelos professores bibliotecários e pelo SABE da Biblioteca Municipal, tem vindo desde 2015 a desenvolver o projeto Ler+ adoç@ a vida. Anualmente são selecionados temas relacionados com o património do concelho.

            A ciência da computação define interface como a fronteira que facilita a interação e esclarece a forma de comunicação entre duas entidades. Nesta perspetiva, concebemos as Bibliotecas como uma interface entre o mundo e os utilizadores, entre o que há para descobrir, aprender, ler, sonhar… e os leitores. Reiteramos a ideia: as bibliotecas são o elo de ligação. Desempenham um papel nuclear por possibilitarem um percurso pedagógico e educativo para vários públicos leitores, vários níveis de ensino e diferentes áreas do saber. Potenciam a participação e envolvimento das famílias e da comunidade local nas atividades que dinamizam, promovendo o conhecimento do património num diálogo pacífico, inclusivo e democrático entre realidades culturais.

Em 2018, o Grupo teve a oportunidade de estabelecer parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. No contexto desta parceria iniciámos um processo de estudo da sustentabilidade em Bibliotecas Escolares.  

Biografias Autor

Maria Margarida Aleixo Chaves, Rede de Bibliotecas Escolares

Professora de Língua e Literatura Portuguesa. Professora Bibliotecária. Coordenadora Interconcelhia para a Rede de Bibliotecas Escolares.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Variantes de Estudos Portugueses e Ingleses. Mestre em Ciências Documentais.

Olga Cidades, Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Palmela

Bibliotecária responsável pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Bibliotecária responsável pelo Fundo Local.

Licenciada em Antropologia. Pós-graduação em Ciências Documentais.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Redes, Comunidades e Literacias