Redescobrir o elemento humano nos estudos informacionais: uma proposta metodológica

Autores

Palavras-chave:

Fenomenologia, Metodologia, Investigação Qualitativa, Ciência da Informação, Estudos Informacionais

Resumo

A importância do elemento humano na criação, desenvolvimento e avaliação dos serviços e sistemas de informação tem sido frequentemente relegada para segundo plano. A redescoberta das experiências individuais nos estudos informacionais deve ser um imperativo teórico e aplicado da Ciência da Informação. Observar e conhecer os fenómenos informacionais, a partir dos seus criadores, utilizadores ou beneficiários finais é uma tarefa epistemológica árdua e que tem conhecido diferentes experiências investigativas ao longo das últimas décadas. Esta comunicação tem por objetivo apresentar a investigação fenomenológica como uma estratégia de investigação qualitativa que pode contribuir para um maior enfoque nas perceções humanas. É apresentado o quadro geral da Fenomenologia, os seus métodos e técnicas, bem como as suas aplicações no panorama da Ciência da Informação. Esta proposta metodológica visa adicionar aos serviços de informação mais uma possibilidade analítica para o desenvolvimento do seu trabalho.

Biografias Autor

Jorge Revez, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorando em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Assistente Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a lecionar no Mestrado em Ciências da Documentação e Informação. Investigador Colaborador no CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, no CEC - Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no CEHR-Universidade Católica Portuguesa.

Luís Corujo, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Licenciado em História (Ramo Educacional) pela UPorto, com a Especialização em Ciências Documentais (Variante de Arquivo) pela UPortucalense, Mestre em Ciências da Documentação e Informação (Ramo de Arquivística) pela ULisboa e Doutorando em Ciência de Informação pela UCoimbra, é Assistente Convidado no Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigador Colaborador no CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e no CEC - Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias