Novos públicos, novas modalidades de formação: os serviços de apoio ao utilizador em adaptação a novos contextos
Palavras-chave:
Bibliotecas de Ensino Superior, Formação de utilizadores, Modalidades de formaçãoResumo
O forte investimento institucional na oferta de formação pós-graduada numa instituição de ensino superior resultou na necessidade de adaptação dos serviços de formação da sua Biblioteca. Neste contexto, foi essencial a utilização da informação estatística e a análise dos instrumentos de avaliação recolhidos a partir de 2012, não só ao nível da satisfação, mas também das expetativas, da utilidade e da perceção de impacto. Esta comunicação pretende apresentar as três modalidades de formação disponibilizadas atualmente pela Biblioteca, partindo da análise da formação mais convencional – formação em sala – e incluindo a necessidade de individualização do apoio através da reformulação do Serviço de referência e da criação de conteúdos online. A sistematização da informação permitirá refletir sobre a adequação do serviço prestado aos objetivos institucionais e a pertinência do desenvolvimento de novas metodologias e práticas na formação de utilizadores em Bibliotecas de Ensino Superior.