As bibliotecas de Ensino Superior e a gestão de ciência

Autores

Palavras-chave:

Perfil de investigador, Sistemas de Gestão de Informação Científica (CRIS), Validação de metadados, Gestão de ciência, Bibliotecas de Ensino Superior (BES)

Resumo

As Bibliotecas de Ensino Superior (BES) com sistemas CRIS e repositórios institucionais a seu cargo têm vindo a adaptar-se no sentido de responder às necessidades dos seus utilizadores. Passaram a incluir funções de gestão de ciência com benefícios para a comunidade científica e para a instituição. Com a proliferação de plataformas digitais dedicadas à disseminação e comunicação de ciência surgiu a necessidade de apoiar os docentes e investigadores na atualização da sua produção científica e proceder à validação de metadados, ajudando a manter a qualidade e veracidade da informação e contribuir para a simplificação e transparência dos processos de avaliação da instituição. Pretende-se, com este trabalho, descrever a atividade de uma Biblioteca de Ensino Superior com funções de gestão de ciência, enfatizando a interação CRIS-repositório institucional, o processo de validação de metadados e a atualização de perfil de investigador e respetivos currículos dos docentes e investigadores.

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Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: IV – Tecnologias e Infraestruturas