Informação estatística e tomada de decisão numa Biblioteca do Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas de Ensino Superior, Indicadores Estatísticos, Tomada de decisão

Resumo

O trabalho de um gestor, independentemente do seu nível hierárquico, implica sempre tomar decisões relacionadas diretamente com a sua área de trabalho, que podem ser decisões de rotina ou decisões que resultam de situações inesperadas de maior ou menor complexidade.

Num processo de tomada de decisão, a informação ou os dados são a matéria-prima que os gestores têm de manusear para tomar decisões sendo, por isso, a base de todo o processo decisório. A forma de recolha, bem como a informação recolhida, difere em cada ambiente organizacional e a mesma só se torna útil depois de trabalhada e apresentada num formato adequado que permita ao gestor utilizá-la no âmbito das suas funções.

Este paper tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido na Biblioteca do ISCTE-IUL no que respeita à recolha e tratamento de dados estatísticos e à sua utilização na tomada de decisão quer ao nível do Serviço quer dos próprios órgãos de gestão da Instituição. É igualmente apresentado um paralelismo com os indicadores incluídos na Norma ISO 2789:2013 e os propostos pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: I – Memória, Património e Ciência Aberta