Leiria em rede: uma teia de cooperação e colaboração

Autores

  • Liliana Gonçalves Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação http://orcid.org/0000-0002-5133-2182
  • Dulce Correia Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação

Palavras-chave:

Redes, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas do Ensino Superior, Parcerias, Colaboração

Resumo

A Rede Concelhia de Bibliotecas de Leiria nasceu em 2001 e, era constituída pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e pelas 19 Bibliotecas Escolares existentes na altura.

Em 2010, com a perspetiva de criar mais laços, esta rede foi alargada a outros parceiros, nomeadamente o Instituto Politécnico de Leiria, através das suas Bibliotecas, a Fundação Mário Soares – Centro Cultural – Casa Museu João Soares e os Centros de Formação – Rede de Cooperação e Aprendizagem e o Centro de Formação de LeiriMar.

Fruto deste trabalho conjunto, esta rede tem vindo a consolidar-se e a acrescentar mais-valias à área de atuação e ao público-alvo de todos os parceiros, tendo como missão promover o livro, a leitura e as literacias, potenciando os recursos e os serviços das bibliotecas do concelho de Leiria e, como visão, ser um fator determinante no desenvolvimento de melhores leitores, cidadãos ativos, criativos e críticos.

Com o nascimento do Portal da Rede de Bibliotecas de Leiria, ambicionou-se expandir e diversificar os canais de comunicação e interação com os utilizadores das várias bibliotecas, mas também potenciar e reforçar as valências e serviços, colaborando para desenvolver a qualidade, eficiência e economia nas respostas aos utilizadores.

 

Biografias Autor

Liliana Gonçalves, Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação

É Bibliotecária no Gabinete de Eventos e Comunicação nos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, instituição em que trabalha desde 2000. Possui um curso profissional em Biblioteconomia e Documentação, é licenciada em Turismo e Património, Pós Graduada em Ciências da Informação e Documentação e Mestre em Comunicação e Media.
Tem dinamizado ações de formação em contexto biblioteconómico e de animação do livro e da leitura, mas também produz eventos de cariz cultural e científico.
Desde 2000 que tem efectuado trabalhos de narração e animação do livro e da leitura em bibliotecas, escolas, livrarias, museus e serviços educativos.

Dulce Correia, Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação

Dulce Correia é licenciada em História pela Universidade de Coimbra e detém a Especialização em Ciências Documentais pela mesma Universidade. É pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se habilitada com o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, pelo INA. É ainda mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras Universidade de Coimbra. Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior, na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria).

Em meados de 2007 foi nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria.

Foi membro do Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas nos mandatos 2011-2013 e 2014-2016 e atualmente é membro da Mesa da Assembleia Geral da mesma Associação.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Redes, Comunidades e Literacias