O modelo de gestão partilhada da Rede de Bibliotecas de Lisboa como uma boa prática: reforma administrativa de Lisboa

Autores

  • Isabel Maria Gaspar Câmara Municipal de Lisboa Divisão da Rede de Bibliotecas
  • Susana Margarida Silvestre Câmara Municipal de Lisboa - Rede de Bibliotecas de Lisboa

Palavras-chave:

Rede de Bibliotecas de Lisboa, Reorganização Administrativa, Modelo de organização e funcionamento, Gestão estratégica.

Resumo

A comunicação aborda o modelo de gestão partilhada da Rede de Bibliotecas de Lisboa, entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e as Juntas de Freguesia (JF), enquanto boa prática de governação em rede. Criado e implementado no âmbito da Reforma Administrativa da cidade de Lisboa, teve como objetivo manter a coesão e uniformidade dos princípios e orientações da Rede de Bibliotecas de Lisboa, a qualidade, a adequação e utilidade dos serviços prestados, a otimização de meios e recursos técnicos, humanos e financeiros, o reconhecimento e prestígio da marca BLX, a manutenção de um trabalho em prol da Aprendizagem ao Longo da Vida, entre outros. Neste Modelo identificam-se os princípios, a metodologia, os intervenientes, tendo sido concebido e potenciado de forma dinâmica, eficaz e crítica. Faz parte das competências dos seus intervenientes identificar ações inovadoras no relacionamento da CML com as Juntas de Freguesia, melhorar as formas de articulação entre si, catalisando e adequando as atividades e serviços da Rede às comunidades envolventes.

Biografias Autor

Isabel Maria Gaspar, Câmara Municipal de Lisboa Divisão da Rede de Bibliotecas

Isabel Gaspar é licenciada em Tradução (variante Inglês-Francês) pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA).

Tem curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2015).

Integra o Serviço de Promoção da Leitura e das Literacias da Rede BLX com funções atribuídas no âmbito da programação para Jovens e Adultos, em 2011. A partir de 2016 desempenha funções no Núcleo de Apoio à Gestão e no Grupo de Planeamento Estratégico da DRB.

Anteriormente, entre 2002 e 2011, desempenhou funções na Fonoteca Municipal de Lisboa.

É co-autora da "Reforma Administrativa de Lisboa. O Modelo de Gestão Partilhada da Rede de Bibliotecas de Lisboa como uma Boa Prática" em 2017.

Susana Margarida Silvestre, Câmara Municipal de Lisboa - Rede de Bibliotecas de Lisboa

Susana Margarida dos Santos Silvestre é licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa (1998). Pós-Graduada em Ciências Documentais, pela Universidade Autónoma de Lisboa (2002). Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pela Universidade de Évora (2008). Fez um Curso de Empreendedorismo e Indústrias Criativas, pelo Audax/ ISCTE, em 2012.

Tem curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2002) e é formadora creditada, pela Universidade do Minho, desde 2013 (CCPFC/RFO-32305/12).

Desde 2010 até ao presente é Chefe de Divisão da Rede de Bibliotecas, da Câmara Municipal de Lisboa, desde 1 de Fevereiro de 2010. Tem sobre a sua alçada a gestão de 18 equipamentos, gere cerca de 160 pessoas e um orçamento anual médio 1.500.000,00€.

É Co-autora do "Programa Estratégico Biblioteca XXI", aprovado e publicado pela Assembleia Municipal de Lisboa, em 2011.

Co-organizou com a APEL a Festa do Livro de Belém, nos anos 2016 e 2017. Dirige a programação infantil da Feira do Livro de Lisboa, desde 2010 até à presente data.

 Representou em 2017 a cidade de Lisboa na conferência “Edge 2017 – Keeping Libraries relevant in a changing world”, Edinburgh, Escócia. Em 2016 visitou as Bibliotecas de Medellín, Colombia, com vista a conhecer as boas práticas, e implementá-las na Rede de Bibliotecas de Lisboa. Em 2014 representou a cidade de Lisboa no encontro organizado pelo ICC/Concelho da Europa, intitulado Intercultural cities workshop on multilingualism as a resource for cities.

 Entre 2006 e 2009 foi membro colaborador do projecto Gulbenkian - Casa da Leitura.

 Entre 2001 e janeiro de 2010 foi Bibliotecária-Coordenadora da Rede Municipal de Bibliotecas do Concelho de Odivelas.

Entre 1998 e 1999 foi coordenadora do gabinete de marketing do Teatro Viriato, em Viseu.

 

Frequentou estágios e workshops em diversas áreas ligadas à atividade profissional.

Tem uma atividade regular de formadora na área das bibliotecas, assim como em marketing e comunicação. Realiza com regularidade workshops sobre a literacia emergente e familiar, no âmbito da investigação da sua tese de mestrado.

 Tem sido oradora em diversas conferências sobre temáticas ligadas ao papel das Bibliotecas do Séc. XXI; da aprendizagem ao longo da vida (ALV) e da promoção da leitura.

Tem publicado vários artigos científicos sobre a importância da leitura em ambiente familiar, entre os 9 meses e os 3 anos.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias