Plataforma web: referências bibliográficas e citações

Autores

Palavras-chave:

Plataforma Online, Citações, Referências Bibliográficas, Literacia da Informação, Formação do Utilizador

Resumo

A plataforma «Referências Bibliográficas e citações» disponibilizada pelas Bibliotecas (DSD) e pela Unidade de Ensino a Distância (UED) do Politécnico de Leiria é uma ferramenta criada de raiz com o propósito de apoiar os estudantes do Instituto de forma direta mas também estudantes de outras instituições que sentem dificuldades na produção de trabalhos científicos, nas referências bibliográficas e nas citações.

Este motor de pesquisa permite aos estudantes procurar especificamente por palavras-chave o que pretendem referenciar e ou citar e encontrar a melhor forma de o fazer, assim como exemplos concretos criados pelas Bibliotecas do Instituto. Mediante a criação de uma conta pessoal, esta plataforma permite aos alunos guardar o histórico de pesquisas, os favoritos e as notas.

A apresentação consiste numa demonstração prática da versão corrente da plataforma assim como das ideias chave do projeto.

Biografias Autor

Sandro Costa, Instituto Politécnico de Leiria - Unidade de Ensino a Distância

Sandro Costa é um especialista em TI e multimédia na Unidade de Ensino a Distância no Politécnico de Leiria.

Está envolvido no design, criação, desenvolvimento e transformação de conteúdo de aprendizagem com base em software livre e os últimos standards web.

É licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Dulce Correia, Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação

Dulce Correia é licenciada em História pela Universidade de Coimbra e detém a Especialização em Ciências Documentais pela mesma Universidade. É pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se habilitada com o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, pelo INA. É ainda mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras Universidade de Coimbra. Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior, na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria).

Em meados de 2007 foi nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria.

Foi membro do Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas nos mandatos 2011-2013 e 2014-2016 e atualmente é membro da Mesa da Assembleia Geral da mesma Associação.

Liliana Gonçalves, Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação

É Bibliotecária no Gabinete de Eventos e Comunicação nos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, instituição em que trabalha desde 2000. Possui um curso profissional em Biblioteconomia e Documentação, é licenciada em Turismo e Património, Pós Graduada em Ciências da Informação e Documentação e Mestre em Comunicação e Media.
Tem dinamizado ações de formação em contexto biblioteconómico e de animação do livro e da leitura, mas também produz eventos de cariz cultural e científico.
Desde 2000 que tem efectuado trabalhos de narração e animação do livro e da leitura em bibliotecas, escolas, livrarias, museus e serviços educativos.

Rosa Marcos, Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação

Rosa Marcos é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português/Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pós-Graduada em Ciências Documentais, variante de Biblioteca e Documentação pela Universidade Autónoma de Lisboa. É ainda mestre em Comunicação e Media pelo Instituto Politécnico de Leiria.
Desde 2001 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior, nomeadamente no Instituto Politécnico de Beja, de 2001 a 2003, e no Instituto Politécnico de Leiria, desde 2004.
Desempenhou funções docente em cursos técnico-profissionais, de especialização tecnológica, de complemento de formação superior e em pós-graduações na área de Biblioteca e Documentação.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: IV – Tecnologias e Infraestruturas