O valor económico das Bibliotecas de Ensino Superior

Autores

  • Maria Dulce Rosário Correia Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação
  • Maria Beatriz Marques Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras

Palavras-chave:

New Public Management, Sustentabilidade financeira, Serviços de valor acrescentado, Bibliotecas do ensino superior

Resumo

Introduz-se o conceito de valor económico e contextualiza-se a importância do seu uso como ferramenta estratégica de gestão. Analisam-se os efeitos da crise económica e financeira em Portugal, nomeadamente os fortes constrangimentos orçamentais e a vigorosa concorrência dos mercados e dos organismos entre si, empolada pela consolidação do pensamento neoliberal e do aparecimento de uma nova filosofia de governança pública, o New Public Management.

Assume-se que a procura de vantagens competitivas impõe que as bibliotecas do ensino superior, assumam uma postura dinâmica e flexível na procura de novas soluções para a sua sustentabilidade, sem desvirtuar a sua natureza e missão.

Procurou perceber-se se, perante a necessidade de informação científica e técnica (ICT) para suportar os processos de inovação no seio das empresas, se justificaria a criação de um Serviço de ICT prestado pelas bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria e pago pelos seus potenciais clientes. Para tal, recorreu-se à metodologia de investigação qualitativa, mais especificamente ao método de estudo de caso, e selecionou-se uma amostra não-probabilística e intencional de empresas da região de Leiria.

 Os resultados da investigação desenvolvida permitiram concluir sobre a validade da proposta de criação de um Serviço de ICT para empresas nas Bibliotecas do IPLeiria.

Biografias Autor

Maria Dulce Rosário Correia, Instituto Politécnico de Leiria - Bibliotecas dos Serviços de Documentação

Dulce Correia é licenciada em História pela Universidade de Coimbra e detém a Especialização em Ciências Documentais pela mesma Universidade. É pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se habilitada com o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, pelo INA. É ainda mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras Universidade de Coimbra. Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior, na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria).

Em meados de 2007 foi nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria.

Foi membro do Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas nos mandatos 2011-2013 e 2014-2016 e atualmente é membro da Mesa da Assembleia Geral da mesma Associação.

Maria Beatriz Marques, Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques é doutorada em Letras pela Universidade de Coimbra, área de Ciências Documentais, especialidade de Gestão da Informação e de Serviços de Informação. Leciona, desde 1996, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

É Licenciada em História (1987) e Pós-graduada em Ciências Documentais, opção Arquivo (1989) e opção Biblioteca e Documentação (1991), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Desempenhou funções de Técnica Superior de Arquivos e de Técnica Superior de Bibliotecas e Serviços de Documentação entre 1987 e 2003.

É membro da CAE da A3ES na área da Ciência da Informação.

É membro do Conselho Externo de Consultores do Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, da Comissão Científica do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos) do Curso de Arquivologia – CCBSA - da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil e do Grupo de Trabalho em Ciência da Informação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), da qual é membro associado. É também membro efetivo do CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação - das Universidades de Aveiro e da FLUP e membro da Comissão executiva da Revista Biblos.

É Professora Auxiliar do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação e é atualmente - 2015 e 2017 - membro eleito do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Membro da Comissão Científica do DFCI e Coordenadora de Mobilidade da Secção de Informação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação.

Tem desenvolvido a sua atividade profissional e de docência na área da Gestão da Informação e de Serviços de Informação e tem como áreas principais de investigação a Avaliação e Gestão da Qualidade e Marketing de Serviços de Informação - Satisfação dos Clientes de Serviços de Informação - e outras áreas científicas de interesse como a do Estudo dos Sistemas e Políticas de Informação, Epistemologia da Ciência da Informação, Teoria e Crítica da Sociedade da Informação, o Planeamento Estratégico, a Responsabilidade Social das Organizações e a Comunicação Institucional.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: I – Memória, Património e Ciência Aberta