Vidas e Memórias de Bairro: Oficinas Comunitárias da Memória

Autores

  • Maria Helena Pereira Câmara Municipal de Lisboa - Rede de Bibliotecas de Lisboa
  • Paula Maria Candeias Câmara Municipal de Lisboa - Rede de Bibliotecas de Lisboa
  • Sérgio Filipe Mangas Câmara Municipal de Lisboa - Rede de Bibliotecas de Lisboa
  • Paula Sofia Resende Câmara Municipal de Lisboa - Rede de Bibliotecas de Lisboa

Palavras-chave:

Rede de Bibliotecas de Lisboa, Território, Histórias de vida, Memória, Património.

Resumo

Iniciado em 2015, “Vidas e Memórias de Bairro – Oficinas Comunitárias da Memória” é um projeto da Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa – BLX dirigido à população idosa e que tem como objetivo recuperar, preservar e divulgar histórias de vida, testemunhos, relatos e memórias importantes sobre os bairros e freguesias de Lisboa. O projeto foi pensado em torno de quatro conceitos operativos, a saber: território, histórias de vida, memória (individual / coletiva) e património (material / imaterial). Estes conceitos são estruturantes para o projeto e são o suporte teórico a partir do qual se construiu a metodologia do mesmo. Este poster tem como objetivo apresentar a metodologia adotada, composta pelas seguintes etapas: convocatória, oficinas comunitárias da memória, arquivo digital, produção de registos vídeo e divulgação e promoção. Pretende-se dar voz aos mais velhos habitantes da cidade de Lisboa que assistiram e vivenciaram profundas mudanças urbanísticas, sociais e económicas ao longo do século XX, sendo o seu testemunho insubstituível se quisermos entender essas mesmas transformações na vida quotidiana dos habitantes da cidade. O arquivo digital pode ser visualizado no sítio web das BLX disponível em: http://blx.cm-lisboa.pt/vidasmemoriasbairro.

 

Biografias Autor

Sérgio Filipe Mangas, Câmara Municipal de Lisboa - Rede de Bibliotecas de Lisboa

Sérgio Filipe Agostinho Mangas nasceu em Fontainebleau (França) em 1970. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais (Opção Biblioteca/Documentação) pela Universidade Autónoma de Lisboa. Possui mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a dissertação “Os limites da tolerância : censura, liberdade intelectual e selecção de documentos nas bibliotecas públicas municipais portuguesas”. Realizou cursos e estágios profissionais na área das bibliotecas públicas em Espanha, Colômbia, França e Chile.

 Começou a trabalhar em bibliotecas em 1999, na Biblioteca da Assembleia Distrital de Lisboa. Em 2004 inicia uma nova vida: decide tornar-se bibliotecário e fazer a conclusão do Curso de Especialização em Ciências Documentais. Realiza o estágio profissional na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, faz uma breve passagem pela Biblioteca Municipal de Oeiras, e trabalha durante alguns meses no Centro de Documentação do Arquivo Histórico da Fundação EDP. Em 2005 assume a gestão da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos até 2014, e nesse mesmo ano começa a trabalhar na Rede de Bibliotecas de Lisboa – BLX onde se encontra atualmente.

Não é membro de nenhuma associação mas professa a liberdade de pensamento. Pratica Biodanza, gosta de gatos e de ler o mundo. Continua a preferir a companhia das pessoas à companhia dos livros.

Paula Sofia Resende, Câmara Municipal de Lisboa - Rede de Bibliotecas de Lisboa

Paula Sofia Pereira Monteiro Resende, natural de São Sebastião da Pedreira, Lisboa a 24 de Março de 1981, casada, mãe de três filhos. Com o 12º ano na área de Contabilidade de habilitações.

Cresceu na Junta de Freguesia de Marvila, especificamente no “Bairro Chinês” e neste momento continua a residir na Junta de Marvila no Bairro do Condado.

 Começou a trabalhar na Câmara Municipal de Lisboa como Assistente Operacional na Direção Municipal do Ambiente Urbano e em 2012 passou para Assistente Técnica no Núcleo de Obras na mesma Direção, em 2016 decidiu mudar de área e agarrou um grande e novo projeto em Maio de 2016 na nova Biblioteca do Século XXI, a Biblioteca de Marvila que se situa numa freguesia de Lisboa com os níveis de literacia e empregabilidade mais baixos e com bairros sociais em volta.

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: II – Redes, Comunidades e Literacias