Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: uma ferramenta ao serviço da ciência portuguesa

Autores

  • João Moreira Área de Serviços Avançados, Fundação para a Computação Científica Nacional
  • José Carvalho Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Ricardo Saraiva Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Eloy Rodrigues Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Resumo

A presente comunicação visa apresentar e dar a conhecer o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e respectiva evolução, desde a sua génese até à actualidade. Começando-se por fazer uma retrospectiva histórica do movimento OA em Portugal, apresenta-se seguidamente os objectivos iniciais e a evolução do projecto RCAAP. A descrição dos serviços disponibilizados no âmbito do RCAAP, nomeadamente o portal de pesquisa, o validador de repositórios, o Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais, o Repositório Comum, as integrações com outros sistemas (DeGóis e B-On), o Serviço de Apoio, os serviços de divulgação, disseminação e formação, quer na vertente do merchandizing tradicional, quer na vertente Web 2.0- bem como a apresentação de vários indicadores que atestam a sua evolução francamente expressiva, constituem a componente central deste texto. Finalmente, apresentam-se algumas perspectivas de trabalho futuro a realizar durante o ano 2010 (destacando-se o projecto-piloto de repositório de dados científicos, a integração com as iniciativas de acesso livre do Brasil e o projecto europeu OpenAIRE) e conclui-se com a identificação dos principais desafios esperados no médio/longo prazo.

Biografias Autor

João Moreira, Área de Serviços Avançados, Fundação para a Computação Científica Nacional

João Mendes Moreira é Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Na última década trabalhou na FCCN tendo desenvolvido, direta ou indiretamente, atividades na área de infraestruturas e serviços avançados para a comunidade de Ensino e Investigação.

José Carvalho, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

José Carvalho é licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho.
Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve ainda envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e está afecto à gestão do projeto RCAAP e Necobelac.

Downloads

Publicado

2010-04-09