Não há leitores sem leitura: projecto, construção e consolidação da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Autores

  • Margarida Custódio Fróis Câmara Municipal de Arganil
  • Miriella de Vocht Câmara Municipal de Arganil

Resumo

Esta comunicação pretende demonstrar como num pequeno concelho de interior a Biblioteca, trabalhando em rede, se constitui como alavanca na criação de ferramentas de leitura, levando ao desenvolvimento de mais conhecimento, mais cidadania, maior inclusão social, criando necessidades de aprendizagem ao longo da vida e elevando o nível geral da literacia no concelho.

Virada para as necessidades de aprendizagem e assimilação de conhecimento, a Biblioteca tem desenvolvido serviços que promovem hábitos de leitura em vários sectores da população, apoiados em ferramentas informáticas que permitem o acesso fácil aos suportes documentais.

Procura-se dar testemunho como, ao longo dos anos, a Biblioteca Municipal de Arganil, de modo sustentável, mas atenta às transformações, tem sabido aproveitar recursos humanos, técnicos e materiais ao seu dispor, para responder aos novos desafios e para acompanhar o novo paradigma, que obriga a repensar o próprio conceito de bibliotecas.

Num percurso feito degrau a degrau, a Biblioteca saiu das suas quatro paredes sendo actualmente uma biblioteca aberta ao mundo. A existência do catálogo concelhio, disponível online, a forma como usa as ferramentas sociais, transformam-na num organismo vivo e vital, capaz de responder à sua missão e objectivos numa realidade cada vez mais exigente.

Palavras-chave: Novas tecnologias, Bibliotecas, Catálogos, Sustentabilidade, Transformação, Leitura, Redes

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias