Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior: que impacto, que transformação?

Autores

  • Tatiana Sanches Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Teresa Costa Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras CIDEHUS, Universidade de Évora
  • Pedro Príncipe Universidade do Minho
  • André Viera Universidade do Minho
  • Susana Lopes Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa
  • Maria José Aurindo Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Teresa Alcobia Martins Bibliotecas das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Recomendações, Políticas de Informação, Boas Práticas

Resumo

Esta comunicação pretende refletir sobre a dinâmica gerada pelo documento orientador Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior. O trabalho de investigação é parte de uma ação mais abrangente levada a cabo pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior, da BAD, que pretende implicar os bibliotecários na construção de uma área profissional interventiva e transformadora. As recomendações tiveram em conta a área da formação de utilizadores, em particular em literacia da informação; a área da gestão de conteúdos digitais, incluindo dados e produção científica; e a área do apoio direto aos alunos, docentes e investigadores, não descurando os aspetos da gestão dos espaços e dos recursos de informação no seu todo. Dois anos volvidos da sua publicação e divulgação em larga escala, interessa compreender até que ponto este documento foi recebido e introduzido nas práticas e experiências das bibliotecas, aferindo-se o seu impacto através de um inquérito às bibliotecas do ensino superior em Portugal.

Biografias Autor

Tatiana Sanches, Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Tatiana Sanches é bibliotecária e investigadora. Licenciada em Letras, pós graduada em Ciências Documentais, Mestre em Educação e Leitura e Doutora em Educação. Trabalhou em bibliotecas públicas entre 1993 e 2007, quando passou a desempenhar funções em bibliotecas universitárias. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É investigadora da UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e ainda investigadora colaboradora no ISPA – Instituto Universitário, no grupo de trabalho ApPsy, Applied Psychology Research Center: Capabilities and Inclusion, sendo autora de diversas publicações nacionais e internacionais. É membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior, na BAD. Tem integrado a Comissão Científica de várias Conferências das quais merece destaque a European Conference on Information Literacy.

Teresa Costa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras CIDEHUS, Universidade de Évora

Teresa Costa é Gestora da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) da FCT|FCCN onde desenvolve atividade desde 2005. Professora Auxiliar convidada no Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, onde leciona desde 2011. Doutora em Ciências da Documentação e Informação pela Universidade de Évora, Mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Universidade de Lisboa e Licenciada em História pela mesma Universidade. Possui Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante Biblioteconomia, Pós-Graduação em História Regional e Local e Licenciatura em Ramo de Formação Educacional em História. Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora onde tem desenvolvido investigação na área das Ciências Documentais, com destaque para a Comunicação Científica, Bibliometria e Estudos do Utilizador. Tem integrado a Comissão Científica de várias Conferências das quais merece destaque a Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Aberto.

Pedro Príncipe, Universidade do Minho

Especialista de informação. Atualmente nos serviços de documentação da Universidade do Minho como gestor de projetos Open Access, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), sendo coordenador do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior, e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Susana Lopes, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa

Susana Lopes é Licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade Autónoma de Lisboa (1999) e Doutoranda em Ciências da Informação na Universidade de Coimbra. Foi Bibliotecária responsável no Instituto de Tecnologia Química e Biológica de 2000 a 2013. De 2013 a Fevereiro de 2018 foi bibliotecária no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Actualmente exerce funções na Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. 

Maria José Aurindo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Maria José Aurindo é Mestre em Antropologia (FCSH-UNL), Pós-graduada em Gestão Turística de Sítios (INP) e Licenciada em Geografia e Planeamento Regional, Variante Humana (FL-UL). Assistente e investigadora na Universidade de Lisboa (FL-UL/IGOT-UL e CEG-UL), entre 2001 e 2011, desenvolve atualmente assessoria e apoio técnico à coordenação da Biblioteca Celestino Domingues na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), fazendo parte da equipa do Museu Virtual do Turismo (MUVITUR). Temas relacionados com turismo, cultura, território e identidade, têm sido alvo da sua investigação académica com publicações em diversos livros e revistas. O estudo do património cultural digital e das humanidades digitais na área das ciências da informação têm sido as duas áreas de crescente incidência da sua investigação nos últimos anos.

Teresa Alcobia Martins, Bibliotecas das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra

Teresa Maria Alcobia da Silva Martins (n. 1953) - Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (1976). Curso de Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1996). Grau de Mestre em Saúde Pública pela FMUC (1999). Curso de Especialização em Ciências Documentais na área das Bibliotecas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005). Foi Bibliotecária no Departamento de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra até 2008. É Bibliotecária na Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra desde 2009. Faz parte da Direcção da BCSUC e da Comissão do Acervo Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Tem 30 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, na forma de artigo completo ou de resumo, alguns dos quais submetidos a conselho de arbitragem. É membro da BAD e do GT-BES, da APDIS e da EAHIL.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias