O valor económico da Biblioteca Pública

Autores

  • Sónia Almeida Câmara Municipal de Anadia
  • Maria Beatriz Marques Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Sustentabilidade financeira, Valor económico, Return on Investment, Contingent Valuation, Biblioteca Pública.

Resumo

Introduz-se o conceito de valor económico e contextualiza-se a importância do seu uso como ferramenta estratégica de gestão. Faz-se uma análise crítica da justificação utilizada tradicionalmente para fundamentar o financiamento da Biblioteca Pública (BP), baseada em indicadores de utilização, e introduzem-se novas abordagens, nomeadamente económicas, como resposta ao desinvestimento feito nas BP. Considera-se que a introdução da perspetiva económica na proposição de valor da BP, através da realização de estudos e análises quantitativas, permite determinar a relação entre o custo e o benefício do investimento neste equipamento municipal de acordo com uma nova filosofia de governança pública, o New Public Management.

                Assume-se que, não obstante os benefícios tangíveis e intangíveis que a BP transfere para a comunidade não se esgotarem na vertente económica, conhecer o valor  económico da BP contribui, sem desvirtuar a sua natureza e missão, para a sua afirmação política e social.

                Os resultados do estudo de caso do Return on Investment, permitiram-nos concluir que quanto mais se usa a BP, mais rentável ela se torna. Em relação aos resultados da Contingent Valuation, a conclusão geral a retirar é que os cidadãos consideram a BP um serviço relevante para a comunidade, independentemente de a usarem ou não.

Biografia Autor

Sónia Almeida, Câmara Municipal de Anadia

Sónia Marisa Marques de Almeida

Licenciada em Português e Inglês (ensino de) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Especializada em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) e Mestre em Ciência da Informação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Exerce funções como Técnica Superior de Biblioteca e Documentação, na Câmara Municipal de Anadia, sendo responsável pela coordenação dos serviços da Biblioteca Municipal de Anadia.

Desde 2007, é orientadora de formações creditadas para professores, na área das Bibliotecas Escolares.

Desde 2012, é responsável pela coordenação do trabalho desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Municipais da CI Região de Aveiro.

Publicado

2018-10-14

Edição

Secção

Comunicações: I – Memória, Património e Ciência Aberta