Inovar para envolver nas bibliotecas da UA: a literatura infantil como ponto de partida

Autores

  • Ana Bela Martins Universidade de Aveiro
  • Daisy Vieira Tavares Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Bibliotecas do Ensino Superior, Literatura infantil e juvenil, Atividades, Parcerias, Inclusão

Resumo

Este poster pretende apresentar os projetos mais significativos desenvolvidos pela Mediateca da Universidade de Aveiro para a sua comunidade e outros públicos, tendo a literatura infantil e juvenil como ponto de partida, nomeadamente exposições de livros e materiais didáticos, hora do conto, rimas, músicas infantis, teatro de sombras e de fantoches, projeção de audiolivros, campanhas de recolha de livros, entre outros. Através de parcerias com bibliotecas municipais, escolas e outras entidades, estas atividades têm como objetivo a dinamização da leitura e da escrita promovendo a inclusão, a interculturalidade e a cidadania, tendo por base os princípios proclamados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Biografia Autor

Daisy Vieira Tavares, Universidade de Aveiro

Licenciada em Ensino de Português e Francês, é técnica superior nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro, desde janeiro de 2006, com as seguintes atribuições:

> Serviço de atendimento ao utilizador, leitura e empréstimo domiciliário;

› Gestão das salas de leitura e organização dos fundos bibliográficos;

> Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador: criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web de apoio ao utilizador, ao carregamento de dissertações/teses no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA);

> Formação de utilizadores e serviço de referência e apoio a pesquisas.

> Dinamização de atividades culturais e sociais na Mediateca da UA: exposições, hora do conto, palestras, entre outros.  

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: II – Redes, Comunidades e Literacias