Ao Som das Histórias... um projeto que é uma boa prática!

Autores

  • Inês Vila Biblioteca Municipal de Ílhavo

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, literacia, promoção da leitura

Resumo

Em outubro de 2011, com o objetivo de cumprir uma das missões veiculadas no Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, “criar e fortalecer os hábitos de leituras nas crianças”, a Biblioteca Municipal Ílhavo (BMI) desafiou a rádio local - Rádio Terranova - a criar um programa semanal, onde se realizasse a leitura de uma história, destinada a crianças e não só. A 5 de outubro de 2011, a BMI estreou a rubrica “Ao som das histórias” na Rádio Terranova. É nossa intenção, com a apresentação deste poster, expor o projeto “Ao som das histórias” e dar conta da sua importância, implementação e resultados alcançados até ao momento.

Biografia Autor

Inês Vila, Biblioteca Municipal de Ílhavo

Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com Especialização em Ciências Documentais (Biblioteca e Documentação) pela Universidade Portucalense. Exerce funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação na Biblioteca Municipal de Ílhavo, onde dirige os diferentes serviços e coordena Rede de Bibliotecas do Município. Desde 2008 que coordena o projeto de promoção da leitura Clubes de Leitura para Pais e Filhos. Desde 2011 que implementa o “Ao som das histórias”, projeto vencedor da 3.ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais.

Tem apresentado diferentes comunicações e posters na área da promoção da leitura, em novembro de 2017 implementou o primeiro Makerspacenuma Biblioteca Pública portuguesa.

Integrou, entre 2015 e 2017, o grupo de bibliotecários ibero-americanos selecionados para o programa de formação INELI (International Network of Emerging Library Innovators) financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates e operacionalizado pela Fundación Germán Sanchéz Ruipérez e pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (CERLALC).

É atualmente Presidente do Conselho Diretivo Regional Centro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD).

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: II – Redes, Comunidades e Literacias