“Makerspace BMI — Juntos Fazemos!”: um exemplo a seguir!

Autores

  • Inês Vila Biblioteca Municipal de Ílhavo

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Makerspace, Inovação, Criatividade

Resumo

As Bibliotecas Públicas são, cada vez mais, lugares onde o livro não deve ser a única forma de acesso ao conhecimento. São espaços que geram conhecimento e não somente espaços que o armazenam. Nesse sentido, os Makerspaces surgem como resposta às novas necessidades das Bibliotecas, e como uma tendência atual que, para além de promoverem a criatividade, permitem desenvolver serviços inovadores. O recém-criado serviço da Biblioteca Municipal de Ílhavo— “Makerspace BMI — Juntos Fazemos!”— bem como as suas atividades, é exemplo disso, disponibilizando um novo espaço que se assume como um espaço de criação, descoberta e aprendizagem. 

Biografia Autor

Inês Vila, Biblioteca Municipal de Ílhavo

Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com Especialização em Ciências Documentais (Biblioteca e Documentação) pela Universidade Portucalense. Exerce funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação na Biblioteca Municipal de Ílhavo, onde dirige os diferentes serviços e coordena Rede de Bibliotecas do Município. Desde 2008 que coordena o projeto de promoção da leitura Clubes de Leitura para Pais e Filhos. Desde 2011 que implementa o “Ao som das histórias”, projeto vencedor da 3.ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais.

Tem apresentado diferentes comunicações e posters na área da promoção da leitura, em novembro de 2017 implementou o primeiro Makerspacenuma Biblioteca Pública portuguesa.

Integrou, entre 2015 e 2017, o grupo de bibliotecários ibero-americanos selecionados para o programa de formação INELI (International Network of Emerging Library Innovators) financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates e operacionalizado pela Fundación Germán Sanchéz Ruipérez e pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (CERLALC).

É atualmente Presidente do Conselho Diretivo Regional Centro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Redes, Comunidades e Literacias