O profissional de informação em saúde no apoio à decisão clínica e à investigação

Autores

  • Alexandra Figueira Pinto Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Palavras-chave:

Apoio à decisão clínica, fisioterapeutas, investigação clínica, profissional de informação em saúde, reutilização de dados clínicos, sistemas de apoio à decisão clínica (SADC)

Resumo

  

 

A tomada de decisão clínica permite ao profissional de saúde avaliar alternativas para os melhores procedimentos.

O profissional de informação em saúde possui potencialidades para apoiar o profissional de saúde na tomada de decisão e investigação baseada na evidência médica.

Com a aplicação do método do inquérito e através da técnica do questionário online direcionado a vários profissionais da área das Ciências da Saúde, este estudo baseou-se apenas na análise das respostas dos fisioterapeutas.

Desta análise verificou-se que a maioria dos inquiridos utiliza as bibliotecas académicas, solicita a assistência do profissional de informação e este consegue dar resposta às suas necessidades informativas. Os inquiridos classificaram de «importante» questões como: os sistemas de apoio à decisão clínica (SADC), a reutilização de dados clínicos, bem como a integração do profissional de informação em projetos de investigação em saúde.

Dos resultados deste estudo concluiu-se que o papel deste profissional é importante no apoio à decisão dos profissionais de saúde que recorrem aos seus serviços. Alguns comentários deixados pelos inquiridos vão no sentido da necessidade do reconhecimento do trabalho do profissional de informação e de se apostar numa maior divulgação das suas competências.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias