OpenAIRE – a infraestrutura de Ciência Aberta para a Investigação na Europa

Autores

  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • André Monteiro Vieira Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Paula Cristina Marinho Moura Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Ciência Aberta, OpenAIRE, Informação científica, Repositórios

Resumo

Este poster tem como objetivo apresentar a infraestrutura de Ciência Aberta para a Investigação na Europa que o OpenAIRE realiza atualmente com o desenvolvimento do projeto OpenAIRE-Advance (2018-2020), destacando os principais eixos da representação de Portugal no sistema de informação científica e na rede de repositórios de acesso aberto.
Apresenta-se de forma sintética a infraestrutura OpenAIRE e as principais linhas de ação para o próximo triénio, destacando-se algumas das principais atividades desenvolvidas em Portugal para promoção das políticas de Ciência Aberta no espaço europeu de investigação, nomeadamente, estatísticas relativas aos repositórios e revistas de Portugal representadas no sistema de informação científica, projetos do Horizonte 2020 com participação de Instituições portuguesas e os resultados desses projetos (publicações, dados, software).

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.
Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.
Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

André Monteiro Vieira, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Paula Cristina Marinho Moura, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Paula Moura é desde outubro de 2017 colaboradora na equipa Projetos Open Access, nos Serviço de Documentação, na Universidade do Minho.

Entre os anos de 2002 e 2017 foi profissional de informação no Museu dos Transportes e Comunicações.

Em 1996 finaliza a sua licenciatura em Ciências-Históricas (ramo científico) na Universidade Portucalense. Entre os anos de 2001-2006 frequentou as pós-graduações em Ciências- Documentais, na variante, bibliotecas e centros de documentação (2001-2003) e, na variante arquivos (2003-2006), na mesma universidade.

Em outubro de 2009 concluiu o Mestrado em Gestão da Informação, na Universidade de Aveiro, desenvolvendo a sua dissertação na área da gestão da informação nas organizações culturais, o uso do digital no acesso integrado à informação.

Presentemente encontra-se a frequentar o Mestrado em Sistemas de Informação na Universidade do Minho.

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: IV – Tecnologias e Infraestruturas