IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: um Estudo de Adaptação à População Portuguesa (Parte I)

Autores

  • Carlos Alberto Lopes ISPA-IU
  • Maria Pinto Universidad de Granada, Facultad de Comunicación y Documentación

Resumo

O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado para ser aplicado à população de estudantes, professores e bibliotecários dos diversos níveis na área das ciências sociais e humanidades nas universidades espanholas e portuguesas. O método de estudo de caso, as opiniões de especialistas e a revisão da literatura foram utilizados para conceber a versão inicial que foi refinada através de focus group a estudantes, entrevistas aos bibliotecários e relatórios académicos. A versão final contendo 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa da informação, avaliação, tratamento e comunicação e difusão) e em três dimensões de autoavaliação (motivação, auto-eficácia e fonte favorita de aprendizagem). A natureza de auto-resposta do questionário IL-HUMASS envolve uma aproximação à auto-avaliação que foi até agora raramente proposta e de forma limitada. Promove uma melhor compreensão dos diferentes grupos de utilizadores através de uma análise mista que inclui duas dimensões quantitativas (motivação e auto-eficácia) e uma dimensão qualitativa (a fonte favorita de aprendizagem).

Biografias Autor

Carlos Alberto Lopes, ISPA-IU

Director do Centro de Documentação do ISPA-IU e Professor Auxiliar
Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (ISPA-IU), Pós-graduação em Ciências Documentais e Doutorado (Ph.D.) em Documentação pela Universidade de Salamanca. Actualmente é Director da Biblioteca e Professor Auxiliar no ISPA – IU. Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação nas áreas da literacia da informação. Os principais interesses de investigação são enquadrados na perspectiva da Literacia da Informação e nos processos de ensino-aprendizagem em estudantes universitários.

Maria Pinto, Universidad de Granada, Facultad de Comunicación y Documentación

Universidad de Granada, Facultad de Comunicación y Documentación

Downloads

Publicado

2011-12-13