Estratégia Institucional para a gestão de dados de investigação na UMINHO: o papel dos SDUM

Autores

  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Antónia Correia Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Paula Cristina Marinho Moura Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Eloy Rodrigues Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Gestão de Dados, Dados de Investigação, Universidade do Minho, Serviços para a Gestão de Dados

Resumo

A Universidade do Minho tem em curso o desenvolvimento de uma estratégia institucional para a gestão de dados de investigação. Os Serviços de Documentação (SDUM) participam ativamente na definição e realização das ações delineadas na estratégia para a Universidade, assumindo-se como serviço de suporte ao desenvolvimento de infraestruturas e sistemas para servir a gestão de dados ao longo do ciclo de vida da investigação, e para as atividades de capacitação dos gestores de dados e dos investigadores em matéria de gestão e partilha de dados de investigação.

Esta apresentação resume a atividade que os SDUM têm vindo a desenvolver no apoio à gestão de dados na UMinho e na operacionalização de serviços e sistemas para a infraestrutura de dados institucional, nomeadamente: i) no apoio à definição da estratégia da UMinho para a gestão de dados, ii) no trabalho de diagnóstico dos dados produzidos nas unidades de investigação, processo de gestão e identificação das necessidades de suporte à gestão de dados, iii) no desenvolvimento de ações de apoio informativo e programas integrados de formação, iv) na planificação e operacionalização de sistemas e criação de ferramentas de apoio à gestão de dados que assegurem a interligação e utilização dos componentes da infraestrutura institucional de dados.

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Colaborador dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no gabinete de Projetos Open Access, depois de 10 anos na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Antónia Correia, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Maria Antónia Correia trabalha no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho como especialista de informação nos projetos FOSTER Plus e FIT4RRI.

Possui uma licenciatura em Estudos Anglo-Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e duas pós-graduações em Ciências Documentais, nas variantes Biblioteca e Documentação (2004) e Arquivo (2006) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 15 anos de experiência como coordenadora de Bibliotecas universitárias e nos últimos anos desenvolveu serviços de apoio aos investigadores nas vertentes da publicação científica, promoção da visibilidade do investigador a nível pessoal e institucional e avaliação de desempenho.

Lecionou neste âmbito diversas sessões de formação, das quais se destacam o módulo sobre Publicação Científica no curso de Literacia de Informação, e desenhou e coordenou o curso de Research Data Management da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa.

Paula Cristina Marinho Moura, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Paula Moura é desde outubro de 2017 colaboradora na equipa Projetos Open Access, nos Serviço de Documentação, na Universidade do Minho.

Entre os anos de 2002 e 2017 foi profissional de informação no Museu dos Transportes e Comunicações.

Em 1996 finaliza a sua licenciatura em Ciências-Históricas (ramo científico) na Universidade Portucalense. Entre os anos de 2001-2006 frequentou as pós-graduações em Ciências- Documentais, na variante, bibliotecas e centros de documentação (2001-2003) e, na variante arquivos (2003-2006), na mesma universidade.

Em outubro de 2009 concluiu o Mestrado em Gestão da Informação, na Universidade de Aveiro, desenvolvendo a sua dissertação na área da gestão da informação nas organizações culturais, o uso do digital no acesso integrado à informação.

Presentemente encontra-se a frequentar o Mestrado em Sistemas de Informação na Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: IV – Tecnologias e Infraestruturas