Lições aprendidas com a criação de cursos de formação em b-learning para estudantes de Engenharia

Autores

Palavras-chave:

cursos online, b-learning, Bibliotecas do Ensino Superior, infoliteracia, integração curricular

Resumo

O ensino à distância (EAD) é uma tendência atual e crescente a que as Bibliotecas do Ensino Superior (BES), por força da sua natureza e missão no seio das instituições a que pertencem, têm que estar atentas e na qual devem investir. Isto é relevante sobretudo quando a sua resposta às necessidades de formação está limitada por números de estudantes superiores à capacidade existente e por tempos de contacto insuficientes para um desenvolvimento eficaz das competências de infoliteracia.

Tendo sentido desde bastante cedo estas limitações, a Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) começou a investir em 2008 no EAD, baseando-se a sua experiência na criação de cursos implementados no âmbito de unidades curriculares do primeiro e último ano dos mestrados integrados, em estreita parceria com os respetivos docentes.

Na sequência de uma investigação recente que avaliou de modo aprofundado um curso online para estudantes finalistas e que resultou no planeamento de uma nova edição do mesmo, reflete-se sobre as principais lições aprendidas, relacionadas com a importância de se conhecer o que implica desenhar cursos online, de se reconhecer diferenças e semelhanças entre estes e os presenciais e de se estar ciente dos benefícios de um modelo misto.

Biografia Autor

Teresa Alexandra Cardoso de Oliveira Ramos, Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia, Serviços de Documentação e Informação

Teresa Oliveira Ramos é bibliotecária na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2006 e integra a equipa do Serviço de Infoliteracia, que presta apoio especializado e formação dos utilizadores da Biblioteca. Colabora ativamente com a coordenação da equipa na conceção, desenvolvimento e implementação de produtos e serviços na área da infoliteracia. Tem interesse especial pela área da formação, em particular pelo ensino à distância e jogos sérios. Antes de ingressar na FEUP trabalhou vários anos no setor empresarial, em áreas relacionadas com diversas especialidades da Engenharia.

Concluiu o Mestrado em Ciência da Informação (MCI) na Universidade do Porto em 2016 e tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais da Universidade Portucalense (Bibliotecas e Centros de Documentação) desde 2002. Tem formação de base em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão, ramo de Tradução), sendo licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Redes, Comunidades e Literacias