A Biblioteca em Proximidade:Colaborar para Qualificar

Autores

Palavras-chave:

Comunidades, Parcerias colaborativas, Formação profissional, Cidadania, Bibliotecas

Resumo

Promover a proximidade na comunidade através da criação de redes colaborativas interinstitucionais tem sido a estratégia utilizada pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical para envolver os cidadãos na Ciência e no Conhecimento. O Centro de Gestão de Informação e Conhecimento tem centrado também as suas atividades da Biblioteca no forte estabelecimento de uma relação de proximidade com as suas entidades congéneres na comunidade e com as quais se tem vindo a revelar interessante o estabelecimento de parcerias de colaboração, como a que tem vindo a ser realizada entre a Biblioteca e o IEFP - Serviço de Formação Profissional de Lisboa (Rua dos Lusíadas) que incluiu visitas guiadas, sessões de formação sobre recursos em acesso aberto e culminou com a integração de dois formandos para orientação de estágio de final de curso para Técnicos de Informação, Documentação e Comunicação. 

“Colaborar para Qualificar” é por isso o mote deste projeto de proximidade da Biblioteca com o bairro, garantindo também que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 se cumprem, neste projeto de qualificação do cidadão através do ODS 4 (Educação de qualidade); do acesso à informação (ODS 16.10) e do fortalecimento das redes e parcerias com a comunidade (ODS 17).

Biografia Autor

Paula Sousa Saraiva, Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

Paula Sousa Saraiva é  Coordenadora Principal do Centro de Gestão de Informação e do Conhecimento do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e membro do Centro de Investigação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical GHTM – Global Health & Tropical Medicine.Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação e Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pela Universidade de Évora  é também licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem assumido funções dirigentes em diversos organismos em comissão de serviço desde 2008. Autora de diversas comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais é Submission Advisor da EAHIL - European Association for Health  Information and Libraries para o Workshop 2019 de Basileia. Integra o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD e o Grupo de Trabalho dos Museus de Ciência e da Saúde.

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: II – Redes, Comunidades e Literacias