KIT de Apoio ao Uso Ético da Informação

Autores

  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho http://orcid.org/0000-0002-8588-4196
  • Bella Nolasco Universidade de Aveiro
  • Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa
  • Cátia Carvalho Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • Margarida Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Maria José Aurindo Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Palavras-chave:

Plano Nacional de Leitura, Ética na informação, Literacia da informação

Resumo

Este poster tem como objetivo apresentar o KIT de Apoio ao Uso Ético da Informação, ferramenta a ser disponibilizada no quadro do plano estratégico para a área da ciência, tecnologia e ensino superior do PNL 2027. Este recurso está em desenvolvimento pelo Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior que colabora na realização.

Este KIT de apoio contemplado no PNL2027-CTES será composto por recursos destinados ao apoio ao uso ético da informação, conteúdos sobre questões de propriedade intelectual e aprendizagem sobre como evitar o plágio na elaboração de trabalhos escolares e académicos.

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.

Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.

Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Bella Nolasco, Universidade de Aveiro

Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Maria da Luz Antunes, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa).

APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion, ISPA – Instituto Universitário,

Cátia Carvalho, Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Coordenadora na Biblioteca da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Margarida Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Diretoria na Biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Maria José Aurindo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: II – Redes, Comunidades e Literacias