Bibliotecas Digitais e Humanidades Digitais: contribuição para o levantamento de requisitos do Livro Antigo

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas Digitais, Humanidades Digitais, incunábulos, livro antigo, pesquisa de informação

Resumo

As Humanidades Digitais vieram estimular a utilização e reutilização de novas formas de informação em linha, criando requisitos específicos. Nesta comunicação, reportam-se os resultados de um estudo de análise da perceção dos investigadores dos requisitos específicos do livro antigo em relação às bibliotecas digitais. Para tal, recorreu-se a um grupo focal de investigadores em Humanidades com o objetivo de recolher dados acerca da forma como utilizam as bibliotecas digitais, das vantagens ou desvantagens que reconhecem na sua utilização face às congéneres físicas e das expectativas que têm para a sua otimização e maior adequação à investigação. Os dados recolhidos foram analisados e o resultado foi posteriormente validado por um painel de investigadores em Humanidades através de um inquérito por questionário. Conclui-se que, sendo a disponibilização em linha um dado adquirido, o livro antigo apresenta requisitos específicos que motivam a criação de ferramentas que, para efeitos de investigação, contribuam para tornar mais acessível e inteligível o respetivo conteúdo intelectual. Constata-se que os modelos de disponibilização em geral não acrescentam valor à consulta do texto impresso, nomeadamente na falta de pontos de acesso aos diversos componentes estruturais da obra e a elementos complementares do texto, mas identificam-se algumas vias de melhoria.

Biografias Autor

Dália Guerreiro, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Portugal

Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora, com a tese Bibliotecas Digitais para as Humanidades: novos desafios e oportunidades. Mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo ISCTE-IUL; pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, variante Bibliotecas, pelo ISLA – Universidade Europeia; licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora UID/HIS/00057/2013 – POCI-01-0145-FEDER-007702, como investigadora no grupo Literacias e informação textual (CIDEHUS-UÉ). Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH / BD / 82229 / 2011 CRM:0008575). Integrou a equipa que iniciou e desenvolveu o projeto da biblioteca digital na Biblioteca Nacional e, na DigiCult-Produções Digitais, realizou a edição digital para as bibliotecas digitais da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, entre outras. Autora de artigos científicos na área das Bibliotecas Digitais e das Humanidades Digitais e do blogue científico Bibliotecas e Humanidades Digitais e sócia fundadora da AHDig (Associação das Humanidades Digitais).

José Borbinha, INESC-ID, IST, Universidade de Lisboa, Portugal

José Borbinha é Professor do Departamento de Informática do IST e Coordenador do Laboratório de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão do INESC-ID. Tem desenvolvido atividade investigação e desenvolvimento em Sistemas de Informação, em especial na gestão de requisitos e modelação e desenho de sistemas, c om uma ênfase especial em questões de normalização e conformidade. Tem-se focado ainda nos temas da preservação digital, em bibliotecas e arquivos digitais, mas os seus interesses incluem ainda todos os aspetos de gestão de informação e de gestão de risco em geral no contexto das práticas de segurança e gestão de informação e Arquitetura Empresarial.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: I – Memória, Património e Ciência Aberta