O curso Research Data Management da Nova Escola Doutoral

Autores

Palavras-chave:

Gestão de dados científicos, Literacia da informação, NOVA Escola Doutoral

Resumo

Pretende-se com esta apresentação divulgar e caracterizar o curso Research Data Management da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa, bem como o resultado da avaliação feita por meio de questionário aos participantes deste curso. Este curso teve a sua primeira edição em 2015 e conta já com dezenas de participantes que na sua grande maioria são pela primeira vez confrontados com as questões relacionadas com o acesso aberto às publicações e dados científicos.

O objetivo, para além de divulgar esta iniciativa pioneira, é avaliar o trabalho realizado ao longo de oito edições, apresentar os resultados e identificar melhorias a introduzir futuramente. A avaliação é feita por todos os alunos de doutoramento que participaram no curso de Research Data Management, através de questionário entregue após o teste de avaliação de conhecimentos e tem como objetivo aferir a qualidade e adequação dos conteúdos lecionados, e também do impacto que estes podem ter no seu trabalho de investigação.

Biografias Autor

Antónia Correia, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Antónia Correia trabalha no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho como especialista de informação nos projetos FOSTER Plus e FIT4RRI.

Possui uma licenciatura em Estudos Anglo-Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e duas pós-graduações em Ciências Documentais, nas variantes Biblioteca e Documentação (2004) e Arquivo (2006) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 15 anos de experiência como coordenadora de Bibliotecas universitárias e nos últimos anos desenvolveu serviços de apoio aos investigadores nas vertentes da publicação científica, promoção da visibilidade do investigador a nível pessoal e institucional e avaliação de desempenho.

Lecionou neste âmbito diversas sessões de formação, das quais se destacam o módulo sobre Publicação Científica no curso de Literacia de Informação, e desenhou e coordenou o curso de Research Data Management da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa.

Isabel Andrade, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

Isabel Andrade é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Master of Science in Information Management pela Universidade de Sheffield, Reino Unido. Iniciou a sua carreira profissional em 1990 na Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa, onde é Chefe de Divisão do Centro de Documentação e Informação e redactora-coordenadora da RPSP – Revista Portuguesa de Saúde Pública (indexada na Scopus e SciELO Citation Index da Thomson Reuters).

É membro de várias associações profissionais: BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde e EAHIL - European Association of Health Information and Libraries, tendo sido Vice-Presidente (1994-1997) e Presidente da APDIS (1996-1999 e 1999-2002) e membro do Conselho Directivo Nacional da BAD, como vogal do Sector Editorial (2005-2007) e vogal da Formação (2010-2013 e 2013-2016).

É membro do Projecto de Literacia de Informação da NOVA desde 2008 e tem desempenhado as funções de Course Coordinator no Information Literacy Course da NOVA Doctoral School desde Maio de 2012 sendo docente de um dos módulos. Passou a ministrar um dos módulos do Research Data Management Course que teve início em 2015 também no âmbito da NOVA Doctoral School.

Sean Story, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa

Sean Story é licenciado em Literatura Inglesa pela Universidade de Nebraska Wesleyan e tem o Master of Library and Information Science pela Universidade de Missouri - Columbia. Iniciou a sua carreira profissional em bibliotecas públicas nos Estados Unidos e depois de muitos anos mudou-se para a biblioteca da Nova School of Business and Economics onde é responsável pela mesma. Ele é docente de alguns módulos no Information Literacy Course, Information Literacy Course for Supervisors, e Research Data Management da NOVA Doctoral School.

Susana Lopes, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa

Licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade Autónoma de Lisboa (1999) e Doutoranda em Ciências da Informação na Universidade de Coimbra. Foi Bibliotecária responsável no Instituto de Tecnologia Química e Biológica de 2000 a 2013. De 2013 a Fevereiro de 2018 foi bibliotecária no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Actualmente exerce funções na Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: I – Memória, Património e Ciência Aberta