Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho

Autores

  • Luiza Baptista Melo CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Maria Imaculada Cardoso Sampaio Instituto de Psicologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Resumo

Este estudo pretende ser uma revisão de algumas metodologias, de avaliação da qualidade e do desempenho dos serviços prestados nas bibliotecas e centros de informação, emergentes nos últimos cinco anos. Existe abundante literatura sobre esta matéria que se encontra profundamente ligada à gestão da qualidade.
Procurou-se, de modo sumário, enumerar e promover o conhecimento de instrumentos criados e implementados em vários países do mundo. Optou-se por realçar os projectos que mais se evidenciaram a nível internacional e mostraram ser reconhecidos como instrumentos úteis e válidos para aferir, em termos quantitativos, os serviços prestados por bibliotecas públicas, académicas ou especializadas.
Á biblioteca física veio adicionar-se a biblioteca digital, ambas coexistem e completam-se nos serviços de documentação. Os bibliotecários e gestores de informação têm, que gerir simultaneamente recursos humanos e de informação com, os seguintes objectivos finais: proporcionar um acesso rápido à informação; satisfazer as expectativas do utilizador e reduzir os custos dos serviços.
Tendo enfoque nestas metas, vários profissionais em todo o mundo investigaram e definiram grande quantidade de metodologias para optimizar o desempenho e a qualidade dos serviços prestados nas bibliotecas. Neste contexto, é importante avaliar os serviços, uma vez que, existe a necessidade de conhecer se “os profissionais estão a oferecer os melhores serviços possíveis, aos utilizadores certos e a um preço justo” (DAVIS, 2008).
A emergência das tecnologias de informação nas bibliotecas trouxe várias questões e novas abordagens. Para efectuar quantificações foram estabelecidas e alteradas, recentemente, várias ferramentas, a saber:
• Novos indicadores de desempenho definidos pela International Organization for Standardization (ISSO 11620:2008, ISO 2789:2006 e ISO/TR 281181:2009) e pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) (POLL, te BOEKHORST, 2007);
• Adopção da estrutura Balanced Scorecard;
• Novas dimensões da metodologia LibQUAL;
• Utilização do Método de Avaliação Contingencial.

Biografia Autor

Luiza Baptista Melo, CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Informação e Documentação (UE),  Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação (UE), Curso de Especialização em Ciências Documentais (UP), Licenciada em Química (UL), Sócia da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, fez parte da Comissão Permanente do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (biénio 2004-2005) e foi Vogal de Formação da Direcção Regional Norte (triénio 2005-2007). É membro da EIA – European Information Association e da IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions. Desde 1988, exerce funções em bibliotecas universitárias: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Universidade Lusíada do Porto; e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, elaborou o projecto de criação do Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade Lusíada do Porto, integrado na Rede de Informação da União Europeia sob coordenação da Comissão. Desde 2000, desenvolve investigação nas áreas de Estatística e Avaliação da Qualidade, do Desempenho e do Impacto de Bibliotecas e Serviços de Informação, sendo autora de vários artigos em publicações nacionais e internacionais. Foi bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2008-2011.

Downloads

Publicado

2010-04-09