Barulho? Avise-nos!

Autores

  • Nuno Portela Biblioteca da Faculdade da Engenharia da Universidade do Porto
  • Cristina Sousa Lopes Biblioteca da Faculdade da Engenharia da Universidade do Porto http://orcid.org/0000-0002-6023-4656

Palavras-chave:

Bibliotecas académicas, ambiente de estudo, barulho, código QR, Google Forms

Resumo

«Shhhh!», será provavelmente o som que mais se ouve no interior de uma qualquer biblioteca, provavelmente em qualquer parte do globo. A manutenção de um bom ambiente de estudo nas bibliotecas e isento de situações perturbadoras de barulho, constitui uma preocupação das bibliotecas, entre as quais se destacam as bibliotecas académicas. Esta comunicação tem por objetivo descrever uma experiência desenvolvida pela Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no sentido de reduzir situações desse tipo através do desenvolvimento e disponibilização da ferramenta: «Barulho? Avise-nos!». Esta ferramenta consiste na disponibilização por meio da sinalética gráfica distribuídas pelos espaços de estudo de um código QR que permita e facilite aos próprios utilizadores poderem rápida e discretamente solicitar a intervenção dos técnicos da Biblioteca para situações de destabilização do ambiente, contribuindo assim para a auto regulação do ambiente de estudo pelos próprios utilizadores.

Biografia Autor

Cristina Sousa Lopes, Biblioteca da Faculdade da Engenharia da Universidade do Porto

Cristina Sousa Lopes é bibliotecária e exerce funções na área de Bibliotecas desde 1995. Licenciada em Ciências Históricas e uma especialização em Ciências Documentais – opção Bibliotecas - iniciou a sua carreira profissional na Biblioteca da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (1995 a 1998). Em 1999 integrou o projeto de criação da Biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto, que acompanhou desde a sua génese até à abertura ao público em 2001. Aí participou na constituição do fundo documental, concepção, organização e informatização dos serviços, desempenhando funções de coordenação e de gestão até 2005. Em 2005 transitou para a Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto, onde se encontra atualmente como responsável pela coordenação dos serviços ao utilizador e pelo programa de infoliteracia. No âmbito dos interesses profissionais e de investigação, destacam-se, a literacia de informação, comportamento informacional em diferentes contextos, serviços de referência, acesso aberto à produção científica, entre outros.

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: II – Redes, Comunidades e Literacias