Breve diagnóstico da investigação em Ciências da Informação e Documentação em Portugal: teses e dissertações entre 2003 e 2017

Autores

Palavras-chave:

Bibliometria, Teses de doutoramento, Dissertações de Mestrado, Ensino Superior, Ciências da Informação e Documentação, Portugal

Resumo

O estudo faz um levantamento ainda não exaustivo e análise das dissertações de mestrado e teses de doutoramento em Ciências da Documentação e Informação apresentadas nas instituições de ensino superior nacionais.

Procura-se sistematizar a produção académica nacional, na área das Ciências da Informação e Documentação em termos de evolução anual, principais temáticas e tendências na investigação.

Contactaram-se as instituições que oferecem ou já ofereceram formação ao nível do 2.º e 3.º ciclos de estudos desta área, entre os anos de 2003 e 2017, a fim de se obterem as listas dos trabalhos de mestrados e doutoramento apresentados e depositados nos repositórios institucionais, neste período.

O estudo é do tipo exploratório, descritivo, bibliométrico, realizado a partir do levantamento das teses e dissertações, num total de 649 trabalhos.

Conclui-se que os estudos em ciências da documentação e informação aumentaram em Portugal, em particular na área das bibliotecas, começando a emergir novas áreas, sobretudo associadas aos repositórios e ao movimento do acesso aberto.

Biografias Autor

Maria Margarida Vargues, Universidade do Algarve Universidade de Évora- CIDEHUS

Doutorada Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora. Mestrado em Biblioteconomia (M.A. in Librarianship) pela Universidade de Sheffield (UK). Pós-graduação de Bibliotecária-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Técnica superior na Biblioteca na Universidade do Algarve.

Associada da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, e colaboradora em diversas atividades.

Teresa Costa, Universidade de Évora- CIDEHUS Universidade de Lisboa- Centro de Estudos Clássicos

Doutorada pela Universidade de Évora em Ciências da Documentação e Informação. Professora no Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa. Gestora da Biblioteca da Biblioteca do Conhecimento Online.

 

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: I – Memória, Património e Ciência Aberta