Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve

Autores

  • Maria Armanda Salgado Universidade de Évora (CIDEHUS)
  • Maria Margarida Vargues Universidade de Évora (CIDEHUS)
  • Sónia Negrão
  • Gaspar Matos Câmara Municipal de Oeiras

Palavras-chave:

Estudo de marketing, Profissionais da Informação e da Documentação, Bibliotecas, Arquivos, Capital social

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no período de 2015. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação do questionário. Este foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 22.0. Obtiveram-se cerca de 1000 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.

Biografias Autor

Maria Armanda Salgado, Universidade de Évora (CIDEHUS)

Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora (2014), bibliotecária no Campo Arqueológico de Mértola (2009 - 2014); investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto/Campo Arqueológico de Mértola (2009-2014); membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2009-); membro do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-). Vice-presidente do Conselho Diretivo Regional da Delegação Sul da BAD (2017-). Atualmente bibliotecária na autarquia de Ferreira do Alentejo.
Entre as suas linhas de investigação encontram-se temas como: social media marketing; comportamento informacional, monitorização, avaliação dos social media, humanidades digitais e sua relação com o património cultural, nomeadamente ao nível da comunicação e promoção do património imaterial nos museus.

Maria Margarida Vargues, Universidade de Évora (CIDEHUS)

Exerce funções como técnica superior de biblioteca na Universidade do Algarve desde 1983.

Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Pós-graduação de Bibliotecária-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Mestrado em Biblioteconomia (M.A. in Librarianship) pela Universidade de Sheffield (UK) e Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora. É investigadora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade da Universidade de Évora. Desenvolve a sua investigação na área das bibliotecas públicas e universitárias. Áreas de interesse: Profissionais de Informação e Documentação, Bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, cooperação, redes de bibliotecas.

É associada da BAD-Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, desde 1983, tem colaborado com esta Associação em diversas áreas.

Sónia Negrão

Licenciada em História, pela Universidade de Évora, é atualmente técnica superior de arquivo no Arquivo Municipal de Albufeira. Começou a carreira, com um estágio, no Arquivo Municipal de Silves e, em 2005, passou a integrar o quadro do Arquivo do Município de Albufeira. Exerceu em simultâneo, entre 2005 e 2010, as funções de docente na Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget, e durante este período especializou-se em Ciências da Informação – ramo arquivos, pela Universidade de Évora.

Integra os projetos, no Município de Albufeira, dos Arquivos em movimento, que se dedicam à reabilitação de centros históricos através do trabalho com a população, nomeadamente recolha de testemunhos de tradições e vivências.

É Presidente da Delegação Regional do Sul da BAD, membro da Rede de Arquivos do Algarve e do grupo de trabalho AtoM, acesso à memória do Algarve.

Gaspar Matos, Câmara Municipal de Oeiras

Gaspar Matos é bibliotecário. Licenciado em Marketing e Pós-Graduado em Ciências da Documentação, tem experiência em bibliotecas públicas e académicas, gestão de eventos e equipamentos culturais, e uma especial paixão por grupos de leitura. Atualmente é Chefe da Divisão de Bibliotecas e Equipamentos Culturais da Câmara Municipal de Oeiras e formador na Associação Portuguesa de Bibliotecários e no Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias