O papel do arquivo na comunidade: o caso da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Autores

  • Ana Sofia Sousa Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • Fátima Simão Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Palavras-chave:

Arquivo, Comunidade, Património Arquivístico, Memória

Resumo

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro viu as suas novas instalações inauguradas a 16 de setembro de 2016, que tomaram como patrono da instituição, o ilustre açoriano terceirense Luís da Silva Ribeiro. A missão do arquivo desta instituição enquanto arquivo distrital que integra fundos de incorporação obrigatória, tais como, arquivos paroquiais, notariais e judiciais, das ilhas Terceira, S. Jorge e Graciosa, fundos privados (pertencentes a famílias, associações e pessoas singulares), arquivos públicos da administração local, Governo Civil e Capitania Geral dos Açores, Conventos, Santas Casas da Misericórdia, entre outros, está assente na implementação de boas práticas de tratamento arquivístico, no sentido de promover uma política cultural para a divulgação e difusão da informação à sua guarda, bem como na organização de atividades no âmbito da extensão cultural e educativa com o intuito de dar a conhecer os serviços oferecidos pelo arquivo e sensibilizar a comunidade para a conservação, preservação e valorização do património arquivístico, enquanto memória coletiva. Cabe ao arquivo continuar a gerir a memória do passado mantendo-a acessível no futuro e afirmar o seu papel na comunidade, contribuindo para a construção de um arquivo de excelência.

Biografias Autor

Ana Sofia Sousa, Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Ana Sofia Rodrigues de Sousa, licenciada em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica, possui pós-graduação em Ciência da Informação, desempenha a função de Técnica Superior de Arquivo na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.



Fátima Simão, Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Fátima Conceição Morais Simão, licenciada em Ciências da Informação e Documentação, possui pós-graduação em Estudos de Património, desempenha a função de Assistente Técnica de Arquivo na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: I – Memória, Património e Ciência Aberta