Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL

Autores

  • Carlos Alberto Lopes ISPA-Instituto Universitário
  • Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), Instituto Politécnico de Lisboa
  • Tatiana Sanches Instituto de Educação (Universidade de Lisboa)

Palavras-chave:

Literacia da informação, Ensino Superior, Ensino-Aprendizagem, Currículo, ACRL Framework

Resumo

Em 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se desenhar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, são responsáveis pela identificação das grandes ideias do conhecimento, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes.

Biografia Autor

Carlos Alberto Lopes, ISPA-Instituto Universitário

Professor Auxiliar | Director do Centro de Documentação do ISPA-Instituto Universitário

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias