Avaliar o desempenho e gerir a carreira numa fase de turbulência: o caso dos profissionais de Informação-Documentação em organizações públicas

Autores

  • Paula Ochoa Biblioteca Nacional de Portugal
  • Paulo J. S. Barata Inspecção-Geral da Educação

Resumo

Aborda-se a carreira dos profissionais de Informação-Documentação em organizações públicas, reflectindo-se sobre a sua identidade, perfis, competências, visibilidade social, expectativas e dilemas profissionais, e destacando-se a acção do Observatório da Profissão de Informação-Documentação (OP-ID). Reflecte-se sobre a turbulência originada pelo actual enquadramento normativo relativo a vínculos profissionais, carreiras e remunerações na Administração Pública, e quais as suas repercussões na identidade, na gestão de carreira, no espírito de pertença organizacional e no sentido de serviço público deste grupo profissional, analisando-se aquela que será, com o fim das carreiras de Bibliotecário, Arquivista e Documentalista (BAD) na Administração Pública, uma transição profissional colectiva.

Biografia Autor

Paula Ochoa, Biblioteca Nacional de Portugal

Técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova. Investigadora nas áreas de gestão da qualidade e gestão de competências.

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Publicado

2010-04-09