Gestão de Dados de Investigação: o papel das Bibliotecas em Portugal – estratégias, serviços e competências

Autores

  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho http://orcid.org/0000-0002-8588-4196
  • Diana Silva Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Gestão de Dados de Investigação, Bibliotecas de Investigação, Bibliotecas de Ensino Superior, Competências, Estratégias Institucionais

Resumo

O reforço da vocação das bibliotecas de ensino superior como centros de recursos para a aprendizagem e investigação é atualmente uma realidade, o que se demonstra no crescimento efetivo de um conjunto de serviços e plataformas para suporte. Pela importância crescente da gestão e abertura dos dados nos atuais processos de investigação, é fundamental que as bibliotecas promovam uma ação efetiva e de valor acrescentado neste domínio.

Atualmente, com as políticas relativas à gestão e partilha dos dados em adoção por organismos financiadores de ciência, como a FCT em Portugal ou no programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, a definição de estratégias institucionais torna-se de particular relevância. As bibliotecas são um serviço de suporte essencial no contexto institucional para se definirem essas estratégias e conceberem sistemas e serviços de apoio à gestão de dados de investigação.

A nível nacional tem sido demostrada pela comunidade a necessidade de aumentar o conhecimento e massa crítica sobre o tema, de forma a promover o desenvolvimento de competências para a ação, designadamente nos Fóruns de Gestão de Dados promovidos nos últimos dois anos. Neste cenário avança-se para a realização de um estudo que resulte num diagnóstico da realidade das bibliotecas de investigação e ensino superior ao nível das estratégias planeadas ou em curso para a gestão de dados, compreendendo em que medida estão preparadas para assumirem novas funções no domínio da gestão e curadoria de dados de investigação.

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.

Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.

Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Diana Silva, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: I – Memória, Património e Ciência Aberta