Um ano depois: o balanço da implementação do Koha nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro

Autores

  • Ana Bela Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Ana Cristina Fernandes Cortês Santana Ju Justino Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro http://orcid.org/0000-0001-9622-513X
  • Rita Gonçalves Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Nuno Cruz Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Ricardo Martins Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação - Universidade de Aveiro
  • Miguel Guimarães Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação - Universidade de Aveiro
  • Filipe Trancho Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação - Universidade de Aveiro
  • Pedro Lobo Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação - Universidade de Aveiro
  • João Pinto Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação - Universidade de Aveiro
  • Renato Neves Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação - Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas, Koha, Open source

Resumo

Um ano após a mudança do Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas (SIGB) proprietário ALEPH para o sistema open source Koha nas bibliotecas da Universidade de Aveiro (UA), os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) e os Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (STIC) em conjunto, pretendem partilhar os desafios da mudança, assim como apresentar a experiência da implementação de serviços, funcionalidades e aplicações de valor acrescentado realizadas na plataforma. Assim, desde a integração com a Rede Central de Utilizadores da UA até à configuração do Online Public Access Catalog (OPAC), foram várias as atividades realizadas no koha, entre configurações, implementações, parametrizações, correções e melhorias. Neste sentido, e em forma de balanço após um ano de uso do sistema, realizou-se uma nova análise SWOT com o objetivo de percecionar a evolução do sistema nas bibliotecas da UA relativamente aos pontos fortes/pontos fracos e oportunidades/ameaças. Com esta apresentação, pretende-se, assim, que a comunicação pública destes resultados possa contribuir para a comunidade das bibliotecas, a nível nacional, nos momentos de tomada de decisão sobre o futuro das próprias bibliotecas.

Biografias Autor

Ana Bela Martins, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde 2007. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação.

De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Ana Cristina Fernandes Cortês Santana Ju Justino, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, com Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa e Licenciatura em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro. É Investigadora no INET - MD, Instituto de Etnomusicologia (FCSH - UNL | DECA - UA | FMH - UL | ESE- IPP).

Desde 1994 desenvolve sua atividade profissional nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro, onde atualmente é coordenadora da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador e chefe de divisão da Área de Biblioteca.

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Posters: IV – Tecnologias e Infraestruturas