A aplicação do PCIAAL na Câmara Municipal de Sines

Autores

  • Sandra Patrício Câmara Municipal de Sines
  • Carmen Francisco Câmara Municipal de Sines

Palavras-chave:

Sistema de Arquivo Electrónico, Plano de Classificação da Informação Arquivistica para a Administração Local, Município de Sines, Modernização Administrativa

Resumo

A Câmara Municipal de Sines iniciou, em 2016, um processo de modernização administrativa que tem como objectivo tornar a autarquia mais eficiente.

Desde o dia 4 de Julho de 2016 toda a autarquia adoptou o Plano de Classificação de Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL), e em simultâneo, uma nova estrutura dos serviços e uma nova solução de gestão documental entraram em vigor.

Desta estratégia fez parte também a criação do Balcão Único, que agrega num único espaço físico o atendimento e o início dos procedimentos administrativos, o qual entrou em funcionamento no dia 3 de Maio de 2017.

Esta comunicação tem como objectivo descrever e avaliar o processo de adopção deste plano de classificação, assim como os seus impactos na organização, quer no que respeita ao seu funcionamento interno, quer às dificuldades de implementação da nova filosofia e metodologia de trabalho que o PCIAAL exige.

Biografias Autor

Sandra Patrício, Câmara Municipal de Sines

Sandra Cristina Patrício da Silva licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2004, instituição onde concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Arquivo, em 2006. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora, sob o tema da Avaliação de Documentos de Arquivo, com a dissertação O Que o Estado Português Quis Guardar em 17 de Abril de 2011 e doutoranda na Universidade de Lisboa. Membro do Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais da Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Desde 2005 é responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, onde coordena a organização, em curso, do sistema de arquivos da Câmara Municipal de Sines (Arquivo Geral, Arquivo Histórico, Arquivo dos Serviços Técnicos), de forma a possibilitar a gestão integrada de arquivos correntes e definitivos. Tem vindo também a coordenar a elaboração dos instrumentos de descrição do Arquivo Municipal de Sines, acessíveis no sítio electrónico da Câmara Municipal de Sines e o Serviço Educativo do Arquivo Municipal, integrado no Centro de Artes de Sines. 

Carmen Francisco, Câmara Municipal de Sines

Frequência do 2.º curso de Direito do Ambiente, Instituto de Direito do Homem da Universidade Católica Portuguesa e Ambiforum, Centro de Estudos Ambientais. Em 1993, licenciou -se em Relações Internacionais, Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Em 1995 frequentou o ano escolar do Mestrado em Ecologia Humana, Universidade de Évora. De 2007 a 2008 frequentou, com aproveitamento o curso de Pós -Graduação em Gestão Autárquica Avançada, ISEC.

Entre 1994 a 2001 e entre 2005-2013 foi Vereadora da Câmara Municipal de Sines. 

De 2002 a 2004 exerceu funções como Técnica Superior de Relações Internacionais na Câmara Municipal de Sines. Entre 2004 a 2005 foi Adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Sines.

Desde setembro de 2016 até à presente data desempenha as funções de Coordenadora da Unidade de Atendimento e Gestão Documental, em regime de substituição.

Participou em diversas Conferências e Seminários e possui Formação Profissional diversificada.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias